Por: A Tribuna
12/05/2021
13:05

Em comemoração a Semana de Enfermagem, comemorada anualmente entre os dias 12 a 20 de maio, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, e com apoio da secretaria de Cultura, promoverá palestras, consultas psicológicas e homenagens aos profissionais da área. 

Com o tema, "Cuidando de Quem Cuida”, a programação destacará o excelente trabalho desempenhado na pandemia e reforçará os serviços psicológicos oferecidos pela Prefeitura de Artur Nogueira e que podem ser usufruídos por esses profissionais.  

Na sexta-feira (14), esses funcionários serão homenageados em cerimônia restrita, seguindo todos as medidas de segurança. Ao longo da semana, serão disponibilizados agendamento para atendimento psicológico, com consultas dirigidas por uma psicóloga voluntária. Já na próxima quarta-feira (19), será ministrada uma palestra on-line, em que serão oferecidas 20 vagas para tratamento de auto-cuidado. 

“Essa semana servirá para lembrar que mesmo diante do triste cenário da pandemia, esses profissionais estão presentes garantindo uma assistência com qualidade. Além da homenagem, a semana terá o objetivo de resgatar os atendimentos de psicólogas que atuam no CAPS, pela Prefeitura, e oferecer apoio psicológico aos profissionais, pois muitos estão adoecendo psicologicamente devido ao triste cenário”, destacou a coordenadora técnica de Saúde, Fabiana Rosa do Nascimento. 

Atualmente, Artur Nogueira conta com cerca de 150 funcionários da área da enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. Os profissionais atuam na Atenção básica, Pronto-Socorro, CAPS, Medicina do trabalho, Vigilância Epidemiológica e Sanitária, ala Covid, Especialidades e 192.

A secretária de Saúde do município, Vilma Sia, destaca a importância desses profissionais para o município. "Essa semana pretende homenagear todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares por toda dedicação ao realizar cuidados com os pacientes que chegam nas unidades enfermos. Na área da Saúde, a gente aprende que enfermagem não é apenas uma área de atuação, mais também uma arte, movida pela sensibilidade em perceber, acalmar e cuidar do outro". 

SEMANA DE ENFERMAGEM

Dia 12 de maio, comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Já no Brasil, além do dia do enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Anna Nery, enfermeira brasileira e primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência à quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficiente. Durante séculos a Enfermagem forma profissionais em todo o mundo comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura