O Instituto Cidades Sustentáveis lançou na terça-feira, 23 de março, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades indicando a cidade de Morungaba como o município mais sustentável, entre os 770 avaliados em todo o país. Morungaba lidera a classificação com uma pontuação de 73,40 pontos. Este resultado significa que a cidade atingiu três quartos da distância para o desempenho ótimo nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Na segunda colocação aparece a cidade de Pedreira com uma pontuação de 72,77%
O índice tem a intenção de estabelecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como ferramenta para a gestão pública e a ação política nos municípios, já que o monitoramento de indicadores permite guiar as prioridades dos governos locais de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados. A pontuação do índice é atribuída no intervalo entre 0 e 100.
O sistema de classificação por cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) indica em que medida um município está longe de atingir o objetivo. Quanto mais próximo do vermelho, mais distante de atingir o objetivo estará o município.
Dentre os itens bem avaliados do município de Morungaba, avaliados com classificação "verde", estão: energias renováveis e acessíveis; produção e consumo sustentáveis e proteção da vida terrestre.
Iniciativa
Com duas principais iniciativas, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Rede Nossa São Paulo (RNSP), busca melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir do combate às desigualdades, da promoção dos direitos humanos, da participação social, da transparência e da defesa do meio ambiente.
O programa oferece uma agenda de sustentabilidade urbana dividida em 12 eixos temáticos e 260 indicadores, relacionados às diversas áreas da administração pública e alinhados aos objetivos atua para o desenvolvimento justo e sustentável das cidades no Brasil.
O IDSC-BR apresenta uma avaliação abrangente da distância para se atingir as metas dos ODS em 770 municípios, usando os dados mais atualizados disponíveis em fontes públicas e oficiais do Brasil. Ao todo, o índice é composto por 88 indicadores, referentes às várias áreas de atuação da administração pública.
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.
“Estamos trabalhando desde o início da primeira gestão com as políticas publicas voltadas à qualidade de vida do cidadão: na área da Mobilidade Urbana, Habitação, Meio Ambiente, Educação e Saúde enfim todas as áreas sem medir esforços. Esta classificação é o reconhecimento de todo o trabalho que a equipe da prefeitura vem fazendo, sempre procurando administrar a cidade com afinco e respeito à população”, explica o prefeito Marco Antonio de Oliveira.
Para o prefeito Marquinho, os dados avaliados são importantes Indicadores para a administração municipal poder aprimorar suas estratégias e buscar cada vez mais uma maior eficiência nos investimentos públicos.
Twittar | Compartilhar |