Por: A Tribuna
09/11/2021
15:11

Na noite de segunda-feira, 8 de novembro, no pátio do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), teve início da chegada dos primeiros grandes aviões que partiram do México após embarcarem o “circo” da Fórmula 1.

Embora alguns insumos adicionais, como pneus, por exemplo, já estavam sendo previamente trazidos em outros voos, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos detalha que os carros e equipamentos para o Grande Prêmio de São Paulo começaram a desembarcar na segunda.

Com todos os aviões que chegarão ao longo desta semana, aproximadamente 600 toneladas serão transportadas, nesta que é a 19ª operação consecutiva de desembarque e posterior embarque de toda a carga do GP Brasil de Fórmula 1 no Aeroporto da cidade de Campinas.

Seis voos chegam entre os dias 8 e 10 de novembro, todos sendo cumpridos com aviões Jumbo, dos modelos 747-400F e 747-8F. Os dois primeiros, que acompanhamos na noite desta segunda-feira conforme foram os 747-400F de matrículas N418MC e N415MC, ambos da companhia aérea americana Atlas Air.

O N418MC, pousou às 21h00 e, enquanto ainda estava no pátio de Viracopos, o N415MC chegou às 23h35 e parou na posição ao lado, gerando a bonita cena da dobradinha de Jumbos da Atlas da imagem a seguir.

A título de curiosidade, para esta operação especial os aviões não utilizam o pátio padrão de cargas do aeroporto. Uma logística diferenciada é montada em outro pátio, permitindo que as dezenas de carretas que recebem os equipamentos sejam estacionadas em uma grande área próxima aos jatos, com maior facilidade, agilidade e segurança do que no pátio cargueiro:

Toda a operação envolve mais de 100 pessoas, e estão previstas 110 viagens de carretas entre o Aeroporto e o autódromo de Interlagos em São Paulo.

Segundo Marcelo Mota, diretor de Operações de Viracopos, “É uma honra receber o GP Brasil de Fórmula 1 mais uma vez e nosso objetivo é continuar a realizar esta operação em Viracopos, que é um dos mais preparados e eficientes do mundo”.

Após a etapa brasileira da popular competição automobilística, já no início da próxima semana, as carretas retornam com toda a Fórmula 1 ao aeroporto campineiro para que, entre os dias 15 e 16 de novembro, seja levada ao Qatar.

Para o transporte, a companhia aérea Qatar Airways enviará a Viracopos cinco Boeings 777-200F e dois Boeings 747-8F, sendo esta a primeira vez que os Jumbos da companhia árabe virão ao Brasil.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura