Por: A Tribuna
30/08/2023
11:08

A Elo Produções apresenta sua “Festa Italiana”, em Jaguariúna, entre os dias 1º e 3 de setembro (de sexta a domingo). O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Jaguariúna.

“Essa iniciativa é uma homenagem aos imigrantes de toda a região. Herdamos hábitos, costumes e uma culinária riquíssima presente ainda hoje. É importante lembrarmos de nossas raízes e celebrar”, pontua Renata Tannuri Meneghetti, diretora executiva da Elo Produções.

A história do município por onde já passaram tropeiros, boiadeiros e bandeirantes e que, atualmente, é muito relacionada às “festas de peão”, traz registros de um pleno desenvolvimento impulsionado pelos imigrantes italianos, no final do século XIX. A Vila Bueno, que deu origem a Jaguariúna, remonta a essa época.

“Estou muito feliz com este evento italiano em Jaguariúna, uma vez que no próximo ano comemoramos os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Sem dúvida, Jaguariúna desempenha um papel fundamental nesta história”, afirmou Graça Albaran, Secretária de Turismo e Cultura de Jaguariúna.

Aniversário

O evento se integra às comemorações de 69 anos do município e traz consigo “abraços” a personagens folclóricos na cidade e seus descendentes. “É com grande alegria que recebemos esta festa italiana em Jaguariúna, onde celebramos a rica cultura italiana ao lado de tantos imigrantes que escolheram esta cidade como seu lar. Estamos continuamente empenhados em trazer inovações para o turismo e proporcionar experiências únicas aos visitantes. Vi aspettiamo!” - Comentou João Da Kombi, chefe de Divisão de Turismo da Secretaria de Turismo e Cultura.

A festa assinala, ainda, a importância da preservação das tradições culturais e do resgate à memória do município, como ressalta Miriam Alzira de Souza Zanon. Descendente de italianos que saíram da região do Vêneto e se estabeleceram em Jaguariúna, ela fundou e presidiu, em 21 de dezembro de 2004, a Comunità Italiana de Jaguariúna. Foi extinta em 2019 por haver cumprido sua missão, na gestão do então diretor Paulo Sérgio Marchezin. Todo o acervo consta, hoje, na Casa da Memória de Jaguariúna.

 “Ainda tenho alguns arquivos em casa, mas o grande acervo da comunidade é todo público. Nossos objetivos foram cumpridos. Tivemos o resgate das famílias italianas, um convênio para aulas de italiano nas escolas, já descontinuado; e pudemos promover vários eventos, inclusive os de rua. O último desse tipo, grande, foi 2005. Entendemos que qualquer pessoa interessada pode estimular iniciativas e eventos assim e fico feliz em poder participar deste momento, assim como todos os interessados e a comunidade”, lembra e ressalta, com carinho.

Programação

Pois as atrações culturais devem agradar a todos! A abertura oficial, com a entrada das bandeiras dos dois países, deve emocionar: será às 19h da sexta-feira (1º de setembro) e haverá, ainda, a exibição de arquivos históricos. Depois, seguirá em ritmo dançante com a apresentação da Soul Boggie Orchestra (rock dos anos 40, 50 e 60).

No sábado (2/9), a programação começa às 12h30. Destaque ao grande show com o reconhecido cantor italiano Tony Angeli, às 20h. Radicado no Brasil desde a década de 1960, ele é considerado “o intérprete” da música italiana. Entre os sucessos eternizados por ele, a divertida “Funiculi, Funicula”. “Apesar de ter a agenda sempre concorrida, Tony Angeli acolheu o evento com muita alegria. Está nas principais festas italianas e não poderia faltar em Jaguariúna”, comemora Renata. “Ele já esteve conosco noutras ocasiões em Jaguariúna, será bom revê-lo”, comemora Miriam.

Para o domingo (3/9), estão previstas diversas apresentações de danças típicas e, às 19h, show da Banda Monallizza - Tim Maia Tributo – que arrebata o público por onde passa.

Pratos típicos

A curadoria da comedoria da festa acolheu uma fartura de pratos tipicamente italianos de diversas regiões da “bota”: além de pratos consagrados como o bife à parmegiana ou à milanesa, polentas mole e frita, massas artesanais, nhoque, lasanha, pizzas e panini, receitas emblemáticas

Caso do “maiale arrosto” (porco assado espalmado no rolete com arroz e linguiça); “porchetta” à moda de Ariccia (província de Roma) com batatas douradas com alecrim ou lanche; do “rococó”- versão de de panini com mais de 80 anos de tradição, que leva copa, rosbife e pasta de gorgonzola com salsinha e azeite; e dos cones de frutos do mar, típicos da região da Ligúria. Essas iguarias estarão disponíveis na Piazza Del Sale (Praça Salgada). Os gelatos, o tiramisu e outras sobremesas amadas em todo o mundo estarão na “Dolce Piazza”.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel agen toto electrokwt