Por: A Tribuna
23/06/2021
09:06

A Prefeitura e o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), assim que assumiram a nova administração, solicitaram o levantamento de todos os contratos e licitações que estavam em andamento nos últimos anos. Durante a averiguação, foi encontrado um processo de recuperação da Barragem do Córrego Cotrins e, pela surpresa, se tratava de uma obra de caráter emergencial. A negligência da antiga gestão diante do fato permitiu que o local fosse condenado por laudos técnicos e apontasse para risco de rompimento. 

Ao todo, foram resgatados três laudos técnicos, os quais apontavam falhas na estabilidade e segurança da barragem. Diante das condições alarmantes, o prefeito Lucas Sia (PSD) e a presidente do Saean Gabriela Montoya confirmaram que as conclusões dos relatórios são de recuperação imediata. 

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS

A responsável pela autarquia e, também, presidente do PSDB nogueirense conta que entrou em contato com o secretário da Casa Civil Cauê Macris expondo a situação. “Precisávamos ir em busca de recursos financeiros, já que o município e o Saean não têm condições de arcar com uma obra no valor de R$ 5,5 milhões”, pontua Gabriela.

Além da solicitação, foram feitos novos relatórios com resultados obtidos por meio de sobrevoo de drone e simulação preliminar dos possíveis estragos provenientes de uma suposta inundação. 

Lucas Sia (PSD) explica que alguns órgãos foram informados da gravidade da circunstância, como a Casa Militar; o deputado Vanderlei Macris (PSDB), o qual intermediou uma reunião com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente; o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

“Foi unânime. Todos os documentos emitidos condenaram a barragem. Uma negligência que poderia causar impactos imensuráveis à população”, frisa Lucas Sia (PSD). O chefe do Poder Executivo Municipal também enumera: “primeiro, realizamos estudos para definir o plano de recuperação e manutenção dessa estrutura. Em segundo lugar, estamos implantando o plano de gestão de riscos. A situação é muito séria e precisamos agir conforme à gravidade. E, por fim, estamos tornando público a todos os envolvidos”.

SENSO DE URGÊNCIA

A Prefeitura e o Saean seguem em busca de recursos financeiros para sanar as irregularidades da Barragem da Represa Cotrins, em virtude do risco iminente aos moradores de Artur Nogueira e áreas vizinhas. As intervenções para corrigir as anomalias estruturais precisam acontecer com a maior brevidade possível segundo o DAEE. Para isso, a administração municipal não está medindo esforços para que o dinheiro da obra seja adquirido junto ao Governo Estadual.

Hoje, o sistema de captação de água da represa Mariano Batista “Cotrins” é responsável por atender a demanda de 70% da população de Artur Nogueira. O senso de urgência das intervenções é justificado também tendo em vista essa dependência do Sistema de Abastecimento do município.

O Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo aconselha que o período mais adequado seja na estiagem. Nesse período, há diminuição dos índices pluviométricos que permitirão que os serviços sejam executados com o reservatório em níveis mais baixos. Além de propiciar melhores condições para a movimentação de terra e compactação do maciço.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot