Por: Jornal A Tribuna
09/12/2022
18:30

A empresa Cafezal em Flor Turismo em Cafés Especiais, locada em Monte Alegre do Sul, Circuito das Águas Paulista, foi uma das vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade no Turismo.

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, que neste ano completa 33 anos de atuação, reúne 78 associados, sendo 55 operadoras de turismo e 23 parceiros institucionais ou de negócios. Os operadores, juntos, faturam em 2021 R$ 7,1bilhões e embarcaram 7,4 mil de passageiros, sendo uma das mais representativas entidades do setor de turismo no Brasil.

De forma questionadora e alinhada às tendências globais, a Braztoa incorpora desde 2005 o conceito de sustentabilidade em suas atividades para demonstrar, com ações práticas, os benefícios da associação de tais práticas à gestão de seus associados e empresas parceiras.

Primeira premiação no mundo a receber a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo), o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil – tendo se consolidado como o único no país a lançar um olhar abrangente e integrado para todos os elos da cadeia produtiva nesse setor.

A Braztoa visa catalisar a atuação responsável do turismo brasileiro, unindo o setor em torno do propósito da sustentabilidade em suas dimensões social, ambiental e econômica. Assim, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

“A Cafezal em Flor Turismo e Cafés Especiais já iniciou suas atividades com o conceito de sustentabilidade há quase 20 anos, com a proposta de divulgar práticas sustentáveis entre visitantes, colaboradores e a população local. Unindo hospitalidade, gastronomia, conhecimento agrícola, produção de cafés especiais e educação com práticas sustentáveis, mantivemos nosso pequeno negócio familiar,  tornando-nos referência nacional em turismo do café e colaborando com os objetivos da agenda 20/30”, disse Marcia Regina Poli Bichara.

Marcia Regina Poli Bichara é doutora em Educação. Ela é responsável pela parte da hospitalidade e pelas experiências no cafezal. Tuffi Bichara é zootecnista, responsável pela produção do café. Mateus Poli Bichara (filho do casal) é arquiteto, responsável pela apresentação gráfica da empresa. Desenvolveu as embalagens.

O sítio tem três alqueires e nele se desenvolve a atividade de hotelaria, a produção de cafés especiais e as experiências com os visitantes.

Na produção de cafés, os visitantes aprendem a identificar o que é um diferencial em uma cafeicultura sustentável podendo a começar ser mais criterioso em seu consumo, exigindo produtos que respeitem e preservem os meios naturais. A compreensão das técnicas leva a um posicionamento melhor na hora do consumo

Também ao se hospedar o hóspede entra em contato com prática de reutilização de materiais e economia de energia elétrica, podendo refletir sobre consumo desnecessário de itens para sobreviver. Uma volta à simplicidade do campo.

“O prêmio joga luz para o Circuito das Águas Paulista a nível nacional e internacional e para a possibilidade de se contribuir para os objetivos de desenvolvimento sustentáveis mesmo sendo uma pequena empresa”, diz nota divulgada pela Cafezal em Flor Turismo.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan