Após recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Artur Nogueira suspendeu a vacinação em mulheres gestantes com comorbidades que ocorreria nesta terça-feira (11), onde seriam aplicadas as doses da AstraZeneca/Fiocruz. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência, e foi repassada ao município pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Campinas.
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), e é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas covid em uso no país.
A agência orienta ainda que o uso “off label” de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.
CRONOGRAMA DAS DOSES EM ARTUR NOGUEIRA
Terça-feira (11), das 9h às 11h e das 13h às 14h
- 1ª dose Pessoas com Deficiências Permanentes (BPC) de 55 a 59 anos?
- 2ª dose dos profissionais da educação?
- 1ª dose idosos maiores de 60 anos
AGENDAMENTO E PRÉ-CADASTRO
Vale lembrar que para receber a vacina no sistema drive-thru ou a aplicação da 2ª dose, não é necessário agendamento. No entanto, a aplicação da 1ª dose nas salas de vacina requer agendamento prévio, que pode ser realizado pelos telefones da Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti (3877-2146) e Espaço Mãe e Filho (3877-3751).
Uma vez feito, o pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar. O preenchimento do formulário não é obrigatório e não funciona como agendamento, mas contribui para evitar filas nos postos de vacinação.
No dia da vacina, se fará necessária a apresentação do Registro Geral (RG), comprovante de residência, CPF, e, principalmente, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A expectativa, segunda a secretaria de Saúde, é que a cobertura vacinal em Artur Nogueira atinja 90% do público alvo de cada grupo, conforme meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Twittar | Compartilhar |