Por: Fonte: G1 Campinas
26/01/2023
09:01

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza na manhã de hoje, quinta-feira, 26 de janeiro, em Campinas, uma audiência pública sobre os novos valores tarifários que devem ser aplicados pela distribuidora de energia CPFL Paulista aos consumidores a partir de 8 de abril.

O índice de reajuste previsto pela agência reguladora para consumidores residenciais e pequenos comércios é de 9,51%. Para imóveis ligados em baixa tensão, o índice previsto é de 9,86%, enquanto clientes ligados na rede de alta tensão devem arcar com alta de 10,32%, segundo cálculos prévios.

"Os itens que mais impactaram nos cálculos foram encargos setoriais, custos de aquisição de energia e de transmissão; e componentes financeiros. O reposicionamento tarifário, elaborado na Revisão Tarifária Periódica, consiste na redefinição das tarifas em nível compatível com a cobertura dos custos operacionais eficientes e com a remuneração dos investimentos prudentes", diz nota da Aneel.

CPFL Paulista

A CPFL Paulista é uma distribuidora do Grupo CPFL Energia, com sede na metrópole, e atende 4,8 milhões de clientes em 234 cidades de São Paulo. A discussão sobre a "revisão periódica" ocorre no Auditório da Ciesp Campinas, situado na Rua Padre Camargo de Lacerda, 37, a partir das 9h. Segundo a Aneel, a abertura de consulta pública ocorreu em 14 dezembro e sugestões podem ser enviadas para a agência até 17 de fevereiro. Durante a audiência, também devem ser discutidas informações de consumidores sobre indicadores de qualidade do serviço, entre eles, duração de interrupções e frequência. "Após análise das contribuições recebidas na Consulta e na Audiência Pública, a diretoria da Aneel decidirá os índices finais", informa nota da assessoria da agência.

O que diz a CPFL?

Em nota, a CPFL destacou que a reunião foi convocada e será coordenada pela Aneel, responsável por fixar as tarifas de energia elétrica em todo o país.

A RTP [revisão tarifária periódica] ocorre em períodos previamente definidos, seguindo o contrato de cada concessionária", diz nota da CPFL Paulista ao indicar que, no caso dela, é a cada cinco anos.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel agen toto electrokwt