Por: A Tribuna
23/03/2021
17:03

O Instituto Cidades Sustentáveis lançou na terça-feira, 23 de março, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades indicando a cidade de Morungaba como o município mais sustentável, entre os 770 avaliados em todo o país. Morungaba lidera a classificação com uma pontuação de 73,40 pontos. Este resultado significa que a cidade atingiu três quartos da distância para o desempenho ótimo nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Na segunda colocação aparece a cidade de Pedreira com uma pontuação de 72,77%

O índice tem a intenção de estabelecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como ferramenta para a gestão pública e a ação política nos municípios, já que o  monitoramento de indicadores permite guiar as prioridades dos governos locais de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados. A pontuação do índice é atribuída no intervalo entre 0 e 100.

O sistema de classificação por cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) indica em que medida um município está longe de atingir o objetivo. Quanto mais próximo do vermelho, mais distante de atingir o objetivo estará o município.

Dentre os itens bem avaliados do município de Morungaba, avaliados com classificação "verde",  estão: energias renováveis e acessíveis; produção e consumo sustentáveis e proteção da vida terrestre.

Iniciativa

Com duas principais iniciativas, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Rede Nossa São Paulo (RNSP), busca melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir do combate às desigualdades, da promoção dos direitos humanos, da participação social, da transparência e da defesa do meio ambiente.

O programa oferece uma agenda de sustentabilidade urbana dividida em 12 eixos temáticos e 260 indicadores, relacionados às diversas áreas da administração pública e alinhados aos objetivos atua para o desenvolvimento justo e sustentável das cidades no Brasil.

O IDSC-BR apresenta uma avaliação abrangente da distância para se atingir as metas dos ODS em 770 municípios, usando os dados mais atualizados disponíveis em fontes públicas e oficiais do Brasil. Ao todo, o índice é composto por 88 indicadores, referentes às várias áreas de atuação da administração pública.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.

“Estamos trabalhando desde o início da primeira gestão com as políticas publicas voltadas à qualidade de vida do cidadão: na área da Mobilidade Urbana, Habitação, Meio Ambiente, Educação e Saúde enfim todas as áreas sem medir esforços. Esta classificação é o reconhecimento de todo o trabalho que a equipe da prefeitura vem fazendo, sempre procurando administrar a cidade com afinco e respeito à população”, explica o prefeito Marco Antonio de Oliveira.

Para o prefeito Marquinho, os dados  avaliados são importantes Indicadores para  a administração municipal poder aprimorar suas estratégias e buscar cada vez mais uma maior eficiência nos investimentos públicos.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78