Por: A Tribuna
09/09/2021
08:50

A organização do Caminho pro Interior segue trabalhando para concluir os cerca de 500 quilômetros de estradas rurais e áreas urbanas até o final do ano, permitindo que peregrinos e turistas possam conhecer as cidades, suas comunidades, histórias, Igrejas e Capelas, além dos atrativos turísticos que cada uma delas possui. No próximo domingo, dia 12 de setembro, aniversário da cidade de Jaguariúna, será inaugurado o marco oficial do caminho na cidade. Em comemoração à essa inauguração, será realizada uma caminhada de 6km, com saída programada para as 8h, da Ponte 1875 (vermelha). O evento foi uma parceria entre a organização do Caminho e a Prefeitura Municipal de Jaguariúna, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. “Fomos contatados pelas Organizadoras do Caminho pro Interior ainda no final de 2019 para que nossa cidade pudesse fazer parte dessa nova Rota de Turismo e Peregrinação e mesmo com a pandemia esse projeto está sendo concretizado. Inaugurar o Marco Oficial do Caminho no mesmo dia em que Jaguariúna faz aniversário é uma feliz coincidência que nos traz otimismo quanto ao que podemos fazer juntos pelo Turismo de nossa cidade” comenta Maria das Graças Hansen Albaran Santos, Secretária de Turismo e Cultura da cidade.

A caminhada tem 6km de trecho urbanizado em calçadas e pista asfaltada. A organização informa que não é necessário fazer inscrição e não haverá transporte para voltar ao local de saída e pede que todos os participantes respeitem os protocolos de segurança e proteção à Covid-19, e utilizem máscara e mantenham o distanciamento social durante todo o percurso. Mais informações podem ser adquiridas através das redes sociais do Caminho pro Interior.

Caminho pro Interior

O Caminho pro Interior é uma nova rota de turismo e peregrinação com cerca de 500km que irá interligar 20 municípios, sendo nove pertencentes ao Circuito das Águas Paulista e mais 11 da macrorregião que compreende o Estado de São Paulo e Minas Gerais.

Trata-se de um Caminho Circular, que começa e termina na cidade de Amparo, que mantém os peregrinos e turistas nesse espaço regional, ampliando a visibilidade das cidades envolvidas e seu entorno, movimentando a economia da região, impulsionando o turismo urbano e rural. O peregrino irá passar por Amparo, Mostardas (Distrito), Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Sião/MG, Bueno Brandão/MG, Munhoz/MG, Socorro, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Morungaba, Joaquim Egídio (D), Sousas (D), Pedreira, Jaguariúna, Holambra, Martin Francisco (D), Itapira, Santo Antonio de Posse, Arcadas (D), Amparo.

“Já estamos fazendo a volta de retorno a Amparo. Já cobrimos boa parte do Circuito das Águas Paulista, as três cidades do Sul de Minas Gerais que pertencem ao Caminho pro Interior e agora estamos voltando. É uma alegria muito grande estar concretizando esse sonho. Nossa previsão é terminar toda a sinalização até o final deste ano” afirma Kate Jeremias, presidente da Associação Amigos do Caminho pro Interior, idealizadora deste imenso projeto.

Segundo a organização, as próximas inaugurações dos marcos oficiais serão nas cidades de Holambra, Itapira, Mogi Mirim, Santo Antônio de Posse e distrito de Arcadas, em Amparo.

Idealizado pela amparense Kate Jeremias, o Caminho pro Interior se inspirou no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e nos brasileiros Caminhos da Fé e da Luz, e tomou forma com a ajuda de Laura Umbelina Santi, Roseli Vasco de Toledo, Silvana Ismael Guarizzo e Viviana da Silveira Bueno, que tem trabalhado bastante para concluir todo o percurso.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78