Por: A Tribuna
18/05/2023
14:05

A sessão ordinária de segunda-feira, 15 de maio, na Câmara Municipal de Amparo, foi marcada pela participação dos vereadores na Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem o dia 18 de maio como data oficial.

Uma das ações foi o uso da camiseta com o “slogan” “Faça Bonito”, ofertada pela Prefeitura de Amparo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “A campanha é para sensibilizarmos sobre a importância e a necessidade de se enfrentar a violência sexual contra nossas crianças, protegendo em todos os níveis e de forma ampla na sociedade. Nós podemos ‘Fazer Bonito’ o ano todo, mas o dia 18 é quando o Brasil inteiro se mobiliza e nós, vereadores, temos essa oportunidade para mostrar o apoio”, declarou a vereadora Alice Veríssimo (União).

A vereadora Sílvia Forato (PT) acrescentou que outras ações devem ser permanentes no convívio com as crianças, para ficar atento, evitar e denunciar esses abusos. “Uma coisa que acontece muito é o despreparo para ouvir essa criança. A revitimização não pode acontecer, que é pegar a vítima e ficar pedindo para ela repetir o relato, questionando e gerando mais constrangimento. Os relatos das crianças devem ser valorizados”, resumiu ela, citando a Lei Nacional n.º 13.431/2017 - sobre a Escuta Especializada.

O vereador Farlin Conrado (MDB) reforçou que o município tem também a Lei n.º 4192/21, de sua autoria, que institui a Semana de Combate à Pedofilia em Amparo. “Temos uma preocupação local em fortalecer essa campanha porque deparamos frequentemente com casos em nossa cidade. Sou da Segurança Pública e sei o quanto é difícil identificar, por isso são importantes ações como essas”, declarou o vereador. Na ocasião, Conrado descreveu o caso da menina Araceli Cabrera - assassinada em 18 de maio de 1973, aos oito anos de idade, com marcas de violência e abuso sexual - que se tornou o símbolo do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para denúncias em Amparo, ligue para o Conselho Tutelar (19) 3807-8623, Disk 100, Guarda Civil Municipal 153 ou Polícia Militar 190.

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78