Por: A Tribuna
19/09/2023
10:09

Com o propósito de conhecer a estrutura e também avaliar a possibilidade de implantar atendimento semelhante em Amparo, a vereadora Alice Veríssimo (União) esteve, no dia 6 de setembro, no Núcleo de Atenção Especial à Criança e Adolescente de Pedreira (Naecap).

Com a especialidade em atender pessoas com autismo, o Naecap tem três anos de funcionamento, é custeado pelos cofres públicos municipais e colhe excelentes resultados, com cerca de 150 crianças e adolescentes. O prefeito de Pedreira, Fabio Polidoro, esteve presente na visita e garantiu: "Nossa cidade não tinha essa atenção ao espectro autista, nem as mães entendiam a importância de um Centro de Atendimento. Tivemos nossa semana de conscientização, antes da pandemia, e o resultado foi o Naecap. Hoje, já somos referência na região e, em breve, teremos ampliação de todo o serviço", declarou ele.

Alice estava acompanhada da coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Amparo, Tamara Amaral, e da representante do Grupo de Apoio à Pessoa Autista e outros Transtornos do Neurodesenvolvimento de Amparo (AMA-T), Viviane Copertino. "Foi uma visita muito produtiva. Estamos discutindo com o prefeito as nossas impressões, pois nossa cidade precisa se estruturar para garantir os atendimentos necessários aos autistas", avaliou a vereadora.

O Naecap é coordenado pela psicóloga Isabela Baldasso e atende jovens até os 18 anos. Oferece atendimento de médico (também para o laudo), psicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional,  e, paralelamente, assistência social às famílias que necessitam.

Entre as principais trocas de experiências foram abordadas a forma de contratação dos profissionais; o custo mensal; o uso de recursos das áreas de saúde e educação; a rubrica orçamentária própria para o Núcleo; a exigência dos profissionais terem especialidade em ABA; avaliações periódicas, entre outras. "Não podemos parar no excesso de burocracia. Não tinha como avançar com Naecap sem a união de Saúde, Educação e Assistência Social. E, depois de implementado, se a mãe não se conscientizar em dar continuidade em casa, as terapias não terão resultado", pontuou o prefeito Fábio.

Também estava presente a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Pedreira, Vera Lúcia Teixeira.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78