Por: A Tribuna
23/05/2023
09:05

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Amparo, Edilson Camillo, o Dil (PSD), apresentou a Moção de Apelo nº 16/2023 para manifestar posicionamento contrário ao Projeto de Lei nº 752/2021, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), que altera o valor da Taxa Judiciária dos serviços forenses. "Diversas entidades se posicionaram contrárias, tendo destaque a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que questiona a falta de transparência da indicação dos custos incorridos na prestação jurisdicional por processo na justificativa da propositura. A 10ª Subseção OAB Amparo se posicionou contra a proposta, pois prejudicará a população, principalmente os mais carentes, que terão maiores dificuldades de acesso à Justiça. Por isso, apelamos aos deputados estaduais para que rejeitem a proposta”, justifica Dil.

O PL que está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALMG), se transformado em lei, resultará no aumento das taxas judiciárias em todo o Estado, por meio da criação de novas taxas e da majoração de custos, o que prejudicará a população. O vereador Dil explica também que a proposta vai restringir o acesso dos cidadãos ao meio adequado para a solução de seus conflitos. “Isso irá gerar graves prejuízos sociais. Estamos juntos com a OAB nessa luta”, declarou o presidente.

A sessão do dia 15 de maio foi acompanhada pela presidente da 10ª Subseção da OAB/SP, Vanessa Turolla, e por alguns advogados. A Moção foi aprovada por todos os vereadores.

O Projeto de Lei prevê, dentre outros propósitos, a majoração das custas processuais de 1 % para 1,5% no âmbito do Poder Judiciário Bandeirante e a redução na porcentagem da taxa judiciária destinada ao custeio das diligências da Justiça Gratuita, cumpridas pelos Oficiais de Justiça, circunstância que resultará na precarização da prestação jurisdicional.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78