Nas próximas reuniões dos Vereadores da Câmara de Amparo será discutida e votada a proposta visando garantir atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia, a síndrome que provoca dores nos tecidos fibroso e muscular, de diferentes partes do corpo.
O autor do Projeto de Lei Nº 013/2023, vereador André de Oliveira (PP), explica que o objetivo é determinar que os estabelecimentos comerciais, as empresas concessionárias de serviços públicos e os órgãos públicos do município fiquem obrigados, durante todo o horário de expediente, a oferecer o atendimento preferencial. "Pacientes com esta doença crônica têm muitos incômodos musculares, cansaço, depressão, ansiedade, além de irritações intestinais. Por isso, entendo que essas pessoas não podem e não devem ser submetidas a esperas mais longas do que os usuários convencionais", justificou ele.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia afeta 2,5% da população mundial. No Brasil, são cerca de sete milhões de pessoas diagnosticadas, lembrando que a maior incidência se apresenta em mulheres entre 30 a 50 anos.
Ressalta-se que, para ter o atendimento preferencial, as pessoas deverão exibir laudo médico que comprove o diagnóstico da síndrome.
Twittar | Compartilhar |