Por: A Tribuna
25/07/2023
16:02

A Prefeitura de Amparo está distribuindo em prédios públicos adesivos do e-Ouve com QRCode que direciona à plataforma da Ouvidoria do município. O objetivo é aproximar a comunidade da gestão pública por meio do seu serviço de escuta, no qual é possível fazer solicitações, como poda de árvore, troca de lâmpadas e similares, além de reclamações e elogios.

Para acessar a plataforma, basta direcionar a câmera do celular ao QRcode. Você irá ser direcionado ao site da prefeitura onde poderá baixar o aplicativo do e-Ouve para seu celular.

Para falar com a ouvidoria, você deve fazer uma manifestação. Ela pode ser de Denúncia, Reclamação, Solicitação, Sugestão ou Elogio, conforme esquema a seguir:

Denúncia: Para comunicar a ocorrência de um ato ilícito ou uma irregularidade praticada contra a administração pública. Também pode ser usada para denunciar uma violação aos direitos humanos. Em alguns casos, a sua manifestação não será classificada como uma denúncia e sim uma solicitação. Por exemplo, se faltam remédios em um hospital público, você poderá fazer uma solicitação para que o órgão tome uma providência. Então, não se trata de uma denúncia.

Reclamação: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta.

Solicitação: Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação específica. Por exemplo, se alimentos fora da validade estiverem à venda, você pode solicitar que um órgão público faça uma fiscalização.

Sugestão: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos.

Elogio: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado.

Pedido de acesso à informação: Se você quer ter acesso à informação pública.

Dessa forma, a Prefeitura busca aproximar seus serviços da população, a partir da consulta pública e busca ativa de dados. O objetivo é melhorar os serviços prestados de acordo com a necessidade de cada comunidade, seja nas áreas de saúde, infraestrutura ou educação.


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