O prefeito da Estância de Amparo protocolou um ofício na tarde de terça-feira, 10 de janeiro, solicitando apoio ao Governo do Estado de São Paulo para recuperar as vias e pontes danificadas devido às fortes chuvas que acometem a região desde dezembro de 2022. Na ocasião, o prefeito também se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e com o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, para apresentar o diagnóstico do município diante dos últimos estragos.
Foi apresentado relatório técnico fotográfico realizado pela equipe de engenharia da Prefeitura, juntamente com a Defesa Civil Municipal, em que constam 18 comunidades mais impactadas. Desses, segundo o documento apresentado pelo prefeito, três ficaram totalmente isoladas devido à destruição total das pontes de acesso.
Na região de Areia Branca, localizada na divisa com o município de Pedreira, a quebra da ponte deixou duas famílias isoladas. A região não possui ampla cobertura telefônica, o que piora a situação dessas famílias, que ficam sem contato com demais pessoas, inclusive para solicitação de auxílio.
Outra ponte que foi danificada foi a localizada sobre o Córrego do Fundo. O local dá acesso a três granjas e as mais de 40 famílias que vivem na região. A rota alternativa mais próxima fica a mais de 10 quilômetros do local.
O terceiro local isolado devido aos estragos causados pelas fortes chuvas foi a Estrada do Jaburu. Dois blocos de terra deslizaram e devido ao local dar acesso a trabalhadores ao novo loteamento, uma ponte de bambu foi improvisada, sem dar garantia de segurança a quem passa pelo local.
As demais regiões tiveram outros danos, mas não comprometeram a totalidade do tráfego.
Para um dos pontos que sofre recorrente com as chuvas, o Jardim Jaguari, região onde vivem 158 famílias, o prefeito apresentou uma alternativa a partir da retificação do Rio Jaguari. O objetivo, segundo o prefeito, seria reduzir o tamanho do Rio, encurtando ele em uma linha reta. Como o local fica na divisa com Morungaba, o prefeito destacou que necessita de auxílio do Governo do Estado para realização da obra. O prefeito ainda pontuou que, quando feita a obra, as 158 famílias que vivem na região poderão entrar em programas habitacionais.
Twittar | Compartilhar |