daftar situs togel online situs togel online situs togel online " rel="dofollow">togel macau oryornoi.com naturalmarkeet.com mgjakartaselatan.id togel slot jaigurudevashrammathura electrokwt agen togel online toto togel
Jornal A Tribuna - O seu portal de notícias
Por: A Tribuna
18/11/2021
10:10

Na tarde de quarta-feira, 17 de novembro, um dia após dar entrada no legislativo amparense, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 01/2021, de autoria do prefeito municipal Carlos Alberto Martins (MDB), que cria novamente a Taxa do Lixo e institui o Selo Verde no município de Amparo, foi discutido em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Amparo.

Em uma audiência pública transmitida ao vivo pelo site da Câmara e pelo Youtube do legislativo, e acompanhada por um plenário repleto de funcionários públicos da prefeitura e população que lutou, em mobilização liderada na época pelo próprio Carlos Alberto Martins, para revogar a Taxa do Lixo criada na gestão do ex-prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob (PSDB), secretários municipais, procuradores e técnicos da atual administração apresentaram a nova proposta de cobrança da Taxa do Lixo e justificaram a sua criação baseada na Lei Federal nº 14.026, assinada pelo presidente da república Jair Bolsonaro, em 15 de julho de 2020, que diz que todos os prefeitos deverão criar a taxa do lixo, sob pena de serem responsabilizados por renúncia de receita.

O presidente da casa, vereador Carlos Benedito Cazotti (MDB), abriu a audiência fazendo a leitura de um resumo do PLC e depois passou a palavra para o procurador Marcelo Bernardes Rodrigues e para o Secretário Municipal de Administração Marcelo Rodrigues Teixeira, que detalharam um pouco mais as explicações sobre a nova taxa do lixo.

Perguntas dos vereadores e do público

Ao final da apresentação, os vereadores e os presentes fizeram alguns questionamentos que foram respondidos pelos representantes da administração municipal. Grande parte dos questionamentos se deu em relação a possível bitributação da taxa do lixo, ao formato da base de cálculos apresentada para definir os valores da nova taxa, e a falta de transparência na elaboração deste novo projeto, que até sua apresentação não havia sido discutido junto à população.

height=393
O ex-candidato a prefeito de Amparo, Tobias Gasparini, falou que o momento pós pandemia não
é o adequado para criação de uma nova taxa a ser paga pelas famílias que vem enfrentando
uma forte crise econômica/Foto: Rafael Leopoldi/AT

A organização da audiência pública determinou que as perguntas dos presentes fossem realizadas através de preenchimento de um formulário, mas depois foi permitido que cada um utilizasse o microfone para suas perguntas e considerações. Entre os que realizaram perguntas, participaram os ex-candidatos a prefeitura de Amparo Edgar Jorge e Tobias Gasparini.

Selo Verde

A questão do “Programa Selo Verde”, que dá nome ao novo projeto da Taxa do Lixo, consiste em uma ação ambiental que visa a redução do volume de resíduos sólidos destinados à coleta. Segundo o artigo 13 do PLC, o morador que entregar materiais reciclados em pontos de coleto do programa receberão créditos que poderão ser utilizados de alguma forma. Porém a operação e forma de funcionamento do Programa Selo Verde não foi apresentado, ficando para regulamentação futura pela administração municipal.

Ausências

Além da ausência do prefeito Carlos Alberto e do vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente Gilberto Piassa (DEM), quem também não compareceu à audiência pública foi a vereadora Janaina Pereira de Oliveira – Jana dos Gatos (PDT).

Tramitação na Câmara

Ao final da audiência o presidente Carlos Cazotti informou que o PLC mº 01/2021 seguirá para as Comissões de Justiça e Redação e depois para a de Finanças e Orçamento antes de ser colocada em pauta para votação.

height=393
Sem contar com a presença da vereadora Jana dos Gatos (PDT), os outros vereadores acompanharam
atentamente a audiência pública e fizeram alguns questionamentos aos representantes da administração
municipal. Alguns deles informaram que irão fazer outros quesionamentos futuramente, após analisar
melhor o Projeto de Lei Complementar nº 01/2021/Foto: Rafael Leopoldi/AT

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel agen toto electrokwt
daftar situs togel online situs togel online situs togel online " rel="dofollow">togel macau oryornoi.com naturalmarkeet.com mgjakartaselatan.id togel slot jaigurudevashrammathura electrokwt agen togel online toto togel