No último dia 28 de outubro foi realizada, na Câmara Municipal de Amparo, audiência pública sobre a implementação de material apostilado do sistema SESI de ensino na rede municipal de Amparo. A audiência foi convocada e presidida pela vereadora Silvinha Forato (PT) e também contou com a presença do vereador Edilson Santos (DEM).
As professoras Luana Ferrarotto (IFSP), Dirce Zan (Unicamp) e Eliete Godoy (PUC-Campinas) mostraram diversos estudos educacionais que apontam para a perda de autonomia dos professores em redes nas quais o material didático é terceirizado. Mais do que isso, mostraram como a qualidade de ensino não pode ser tomada exclusivamente a partir dos materiais didáticos utilizados, mas sim a partir de um conjunto de fatores sociais, culturais, econômicos e pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças e jovens. Também foi destacado que os governos estadual e federal já oferecem ao município materiais didáticos.
A audiência pública foi transmitida no canal no YouTube da Câmara de Amparo e contou com a participações presenciais e virtuais.
Segundo a vereadora Silvinha "a audiência foi fundamental para expor, com a ajuda de especialistas em Educação, os impactos da terceirização e da privatização dos processos de ensino e aprendizagem. Além disto, promover este debate junto da população é o caminho para construirmos políticas que verdadeiramente promovam e assegurem os direitos fundamentais da população".
Twittar | Compartilhar |