Pela primeira vez o Tribunal Regional Eleitoral (TER-SP) irá utilizar e-mail e o aplicativo de mensagem instantânea (WhatsApp) para convocar os mesários que trabalharão nas eleições municipais de 2020.
A Justiça Eleitoral paulista prevê convocar um total de 343.616 mesários e 87.864 apoios logísticos para trabalhar nas eleições municipais em todo o Estado. A nova forma de convocação dos mesários, regulamentada na Resolução TRE-SP nº 493/2020, foi aprovada pensando no bem estar dos cidadãos, já que estão dispensados de comparecer ao cartório. Para ser válida a convocação on-line, o destinatário deve confirmar de forma expressa o recebimento da mensagem em até três dias úteis.
O procedimento de convocação será realizado por cada cartório eleitoral, por meio de perfis institucionais criados pelo TRE-SP. Os cartórios têm até o dia 16 de setembro, conforme a Emenda Constitucional n. 107, artigo 1º, caput, para convocar os cidadãos que atuarão como membros de mesas receptoras de votos e de apoio logístico para o primeiro e segundo turnos, onde houver.
A prioridade é que o procedimento seja feito on-line, mas quando frustradas as tentativas por mensagem eletrônica ou instantânea será possível o envio de correspondência simples e o cumprimento de mandado por oficial de justiça.
Cartório Eleitoral de Amparo
O Cartório Eleitoral de Amparo informou que está entrando em contato com todos os cidadãos que trabalham regularmente como mesários e apoios logísticos para confirmação de número de celular e e-mail, com o objetivo de manter atualizado o banco de dados para o momento das convocações para as eleições municipais de 2020.
Twittar | Compartilhar |