Por: A Tribuna
06/06/2023
10:06

A Assembleia Legislativa (Alesp) deverá votar mais três Projetos de Lei que instituem campanhas de conscientização na área da saúde pública. Na pauta, estão os PLs 582/2022, 674/2016 e 1051/2015, que criam, respectivamente, o Dia de Conscientização sobre Síndrome de DiGeorge; a Semana de Conscientização sobre a Ortorexia Nervosa; e a Campanha de Conscientização sobre o Zoster.

Os Projetos de Lei, apresentados pelo deputado Edmir Chedid (União), foram elaborados a partir da reivindicação de associações e entidades de saúde do Estado de São Paulo. “Nestes casos, a simples falta de informação sobre estas doenças resulta em muito preconceito e, consequentemente, prejuízos para os pacientes e aos que representam os acometidos por estas enfermidades”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, o PL 582/2022 institui na rede pública e privada o Dia de Conscientização sobre a Síndrome de DiGeorge ou Síndrome de Deleção 22q11.2. O intuito é contribuir com a elaboração e divulgação de ações educativas que possam auxiliar no diagnóstico precoce e no tratamento das anomalias e manifestações decorrentes da imunodeficiência do tipo congênita.

Edmir Chedid também defende a importância do PL 674/2016, que inclui no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo a Semana de Conscientização sobre a Ortorexia Nervosa – a iniciativa está pronta para a Ordem do Dia, votação final na Assembleia Legislativa. A proposta, prevista para ocorrer anualmente na primeira semana de outubro, recebeu apoio de entidades médicas.

Por fim, destacou o PL 1051/2015, que incluiu no Estado a Campanha de Conscientização sobre o Zoster – também está pronto para a Ordem do Dia. O objetivo é garantir a divulgação em nível estadual das características desta doença – mais conhecida como “cobreiro” –, das causas e dos tratamentos dos sintomas, bem como da indicação das medidas preventivas a serem adotadas.

“A expectativa é de que os parlamentares possam votar os Projetos de Lei já nos próximos meses. Acredito que as propostas sejam importantes e possam beneficiar milhares de pessoas que sofrem algumas destas enfermidades aqui no Estado de São Paulo. O que não podemos mais aceitar é a morosidade do Poder Legislativo em tratar de questões tão importantes”, finalizou o parlamentar.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan