Por: A Tribuna
11/07/2023
08:07

A Ypê, empresa brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, aderiu ao Programa Recupera, uma iniciativa de logística reversa para as embalagens da linha Ypê Green, em parceria com a Pragma – empresa engajada no desafio global de enfrentamento das mudanças climáticas.

“Estamos muito satisfeitos com a nossa adesão ao Programa Recupera, que reforça o histórico da Ypê no sentido de promover ações sólidas orientadas pela redução do impacto ambiental e pelo fomento ao desenvolvimento social. A parceria com a Pragma para a nossa nova linha de produtos veganos Ypê Green atuará na logística reversa e também gerará um impacto positivo na sociedade, valorizando o trabalho das cooperativas de materiais recicláveis”, afirma Gilson Mazetto, diretor do Comercial e Marketing da Ypê.

O escopo da parceria contempla a emissão do Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral, que comprova a retirada da mesma massa da Linha Green colocadas no mercado. A compensação conta com um monitoramento rigoroso, que inclui a comprovação mensal da quantidade de materiais recuperados, seguida pela checagem e pelo monitoramento mensal das notas fiscais. Posteriormente, as notas fiscais de venda dos materiais para reciclagem são submetidas à Central de Custódia, plataforma que funciona como um verificador de resultados do segmento de logística reversa de embalagens pós-consumo.  

"A logística reversa como parte da economia circular é a chave para colocar em prática o 'ambiental' e o social do ESG nas grandes empresas. Começar pelo reaproveitamento daquilo que se produz, priorizando a parceria com organizações de catadores, gera impactos positivos em termos ambientais, além de fomentar práticas inclusivas, dando materialidade aos compromissos de grandes companhias, como é o caso da Ypê", comenta o CEO da Pragma, Dione Manetti. 

Recupera

O Recupera foi o primeiro programa de logística reversa a estar presente em todo o Brasil e já mobilizou 250 organizações parceiras, que contemplam mais de 5 mil catadoras e catadores de materiais recicláveis. As organizações de catadores recebem suporte do Recupera para melhoria da gestão produtiva e operacional, o que envolve questões administrativas, roteirização de coletas, melhor uso de equipamentos e construção de estratégias para implementação da coleta seletiva.

As organizações de catadores também são assessoradas na elaboração de campanhas de sensibilização para a coleta seletiva junto às comunidades atendidas e na busca de parcerias e outras formas de relacionamento com órgãos públicos e privados, visando ampliar a capacidade produtiva, a melhoria das condições de trabalho e renda.

"É preciso reconhecer o potencial econômico, social e ambiental da gestão integrada de resíduos sólidos e da economia circular, colocando em prática ações concretas que gerem impacto positivo na sociedade e no planeta. A Pragma está aqui justamente para conectar as empresas com organizações e pessoas que têm compromisso com a construção de um planeta sustentável", aponta o CEO da Pragma.

O Programa Recupera é a única inciativa estruturante de logística reversa de embalagens pós-consumo em geral a ter atuação nos últimos três anos em todos os estados e no Distrito Federal. Desde o início da sua operação, o programa já comprovou a reinserção de mais de 250 mil toneladas de materiais recicláveis no ciclo produtivo.

Criadora do Programa, desde 2014 a Pragma atua como um elo que conecta pessoas que buscam construir soluções inovadoras, superar desafios, alavancar seus negócios e tornar o planeta sustentável. Especializada na formulação de soluções de economia circular, logística reversa e projetos de impacto, por meio do Recupera, a empresa já destinou, em parceria com organizações de catadores, mais de 250 mil toneladas de resíduos sólidos para a reciclagem. Em 2022, participaram 238 operadores logísticos de todas as regiões do Brasil, distribuídos em 163 municípios.

Para a Ypê, a recuperação da massa será equivalente a 140,5 toneladas de embalagens (papéis e plásticos diversos) sendo 100% da quantidade de embalagens da linha Ypê Green colocadas no mercado nacional no ano de 2022 pela empresa.

Linha Ypê Green

Lançada em 2022, a linha Ypê Green conta com produtos veganos como Lava-louças (em gel concentrado e tradicional), Amaciante concentrado, Lava-roupas em pó e Sabão em barra. Com fórmulas que reduzem o uso de sintéticos e petroquímicos, os produtos contêm ingredientes vegetais ou de fonte biológica, renováveis, biodegradáveis, e com embalagens recicláveis.

O Lava-roupas em pó Tixan Ypê Green tem fórmula concentrada com ativos de fonte biológica, garantindo eficiência na limpeza das roupas e remoção das manchas, é hipoalergênico e biodegradável, com óleos essenciais que promovem a sensação de bem-estar. O Amaciante Concentrado Ypê Green é biodegradável e hipoalergênico, possui fórmula de origem vegetal e fragrância com cápsulas de perfume que são biodegradáveis proporcionam a sensação de bem-estar, com frasco e tampa 100% reciclados.

O Sabão em barra Ypê Green conta com fórmula biodegradável de origem 100% vegetal, livre de corantes, testado dermatologicamente e com óleo essencial de pinho. Já o Lava-louças Tradicional Ypê Green apresenta fórmula de origem vegetal, biodegradável, livre de corantes, hipoalergênico, e fragrância com óleos essenciais, disponível em frasco 100% reciclado.

O primeiro lançamento da linha, o Lava-louças concentrado Ypê Green, possui alta performance desengordurante, com fórmula biodegradável e de origem vegetal. Além disso, é hipoalergênico, livre de corantes e possui fragrância com óleos essenciais, com embalagem com frasco e tampa 100% reciclada e reciclável. Promotora de sólidas iniciativas de responsabilidade socioambiental, com a Linha Ypê Green a Ypê reforça o seu comprometimento com ações e práticas que gerem impacto positivo para a sociedade e para o planeta.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78