Por: A Tribuna/Mkt
23/08/2022
09:08

Você tem muitas metas financeiras para o futuro? Qual é o seu grande sonho? Aumentar seu patrimônio, ter uma boa aposentadoria, ser o dono do próprio negócio? Independente de qual for o seu objetivo, para alcançá-lo é importante que você saiba fazer a gestão correta dos seus gastos.
Um dos primeiros passos para gerar mais riquezas é saber guardar dinheiro. A capacidade de poupar é essencial para quem busca realizar investimentos futuros, e estar ciente disso pode fazer toda a diferença nos seus resultados.
Por isso, hoje trouxemos dicas valiosas que vão te ajudar a fazer as pazes com o seu dinheiro e ter mais controle das suas finanças, garantindo a tão almejada saúde financeira para o seu bolso e possíveis investimentos no futuro. Acompanhe a seguir.
 
Revise seus hábitos e prioridades
A educação financeira pode ainda não estar tão presente na maioria dos lares brasileiros, mas ela é fundamental para possibilitar uma boa relação com o dinheiro. E isso deve iniciar o quanto antes.
Muitas pessoas têm dificuldades em economizar, pois não conseguem enxergar uma forma de reorganizar as suas finanças. Poupar não precisa ser um grande sacrifício e pode ser feito de acordo com as suas necessidades reais, sem ser algo tão complicado ou impossível.
É tudo uma questão de hábito e prioridades. Comece tendo em mente algumas perguntas:
· O que é verdadeiramente importante para você e sua família?
· Quais são os gastos supérfluos que você tem e pode evitar?
· Que comportamentos podem te ajudar a traçar estratégias para poupar dinheiro de forma eficiente?
O que realmente importa é a forma como você lida com o seu dinheiro. Ao reconhecer seus erros e acertos nessa área, você fica mais perto de conquistar uma melhor qualidade de vida, com independência financeira e projetando seus objetivos para o futuro.
 
Entenda a sua realidade financeira
Antes de tudo, seja consciente da sua real situação. Todas as estratégias que você desenhar para economizar mais dinheiro precisam estar de acordo com a sua realidade.
Reservar uma parte da sua renda mensal e deixá-la em uma poupança pode até parecer uma tarefa muito difícil à primeira vista, mas não é impossível. Busque sempre pelo equilíbrio no seu orçamento.
Afinal, você não precisa abrir mão dos momentos de lazer e descontração. Não gaste todo o seu dinheiro de forma desenfreada, ele é um recurso e deve ser utilizado de maneira inteligente.
 
Planejamento financeiro estratégico: como usar a seu favor
Se você quer poupar dinheiro e ter mais saúde financeira, mas ainda não sabe por onde começar, não se desespere, pois vamos te ajudar. Em um primeiro momento, pense nos seguintes passos básicos:
· Analisar as suas finanças
· Fazer uma planilha com seus gastos diários
· Identificar as suas prioridades
· Cortar gastos desnecessários
· Montar um orçamento mensal a ser respeitado
O resultado dessa autoanálise é o planejamento financeiro estratégico. Essa é uma ótima maneira de ter uma visão geral da sua situação atual e conseguir definir um valor mínimo que pode ser poupado todos os meses.
Após a listagem sugerida, veja outros passos que te ajudaram a estruturar a sua saúde financeira:
Analise o orçamento: após colocar na ponta do lápis todos os seus gastos, você terá a possibilidade de analisar criteriosamente cada um dos itens. Nessa parte, você irá identificar possíveis gastos injustificados que vinham prejudicando significativamente as suas finanças no fim do mês. Estabeleça limites e procure não os repetir.
Corte os gastos: ao listar seus gastos diários, categorize-os por prioridade: baixa, média e alta. Assim, você poderá tomar medidas mais assertivas e diminuir suas despesas, cortando aquilo que não tem tanta importância no momento.
Mude seus hábitos: talvez esse seja o ponto mais difícil para muitas pessoas, afinal, será necessário adotar novos tipos de comportamento mais condizentes com a realidade. Por vezes, pequenos gastos, como a compra de lanchinhos da tarde no trabalho, por exemplo, podem prejudicar o seu orçamento. Tome cuidado!
Tome decisões mais assertivas: opte por decisões mais inteligentes. Você pode juntar um valor em dinheiro para depois gastar naquilo que deseja. Caso tenha algum financiamento, outra boa estratégia é, quando possível, adiantar algumas parcelas ou negociar taxas melhores, assim, você conseguirá reduzir os juros e poupar mais dinheiro.
Trace metas: ao definir uma meta financeira específica e com prazo estipulado, fica mais fácil ter disciplina e motivação para atingir os resultados desejados. Só não se esqueça que o seu objetivo precisa ser realista e se encaixar dentro das suas possibilidades financeiras atuais.
Reserve valores mensais: essa não precisa ser uma regra rígida, mas pode ser mais vantajoso se organizar para poupar uma mesma quantia mínima de dinheiro todos os meses. Isso ajudará você a ter uma relação mais saudável com as suas finanças.
 
Quando posso começar a investir?
É importante que, antes de pensar em investir, você organize-se para poupar dinheiro com regularidade. A ideia principal é começar a guardar dinheiro em sua poupança aos poucos, mensalmente, até que isso se torne um hábito. Quando acumular uma quantia considerável, busque por investimentos que estejam de acordo com os seus objetivos financeiros.
Ficou interessado em poupar mais? O jeito mais tradicional de guardar o seu dinheiro é com baixo risco, segurança e retirada quando quiser. O Sicredi pode te ajudar a atingir esse objetivo. Abra sua conta e seja um associado.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan