Por: Redação A Tribuna
23/07/2019
14:07

Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, encaminhou ofícios ao Secretário Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, e ao Presidente do Instituto de Seguridade Social (INSS) para que suspendam de imediato a autorização de associações de aposentados que, em parceria com seguradoras, empresas de serviços e instituições financeiras, praticam descontos indevidos nos benefícios dos aposentados.

Desde 2017 foram registrados mais de 16 mil atendimentos no Procon-SP e em Procons municipais conveniados. As reclamações referem-se a contribuições associativas indevidas e serviços e produtos não contratados. Veja aqui as empresas e associações reclamadas.

Em razão dessa prática, a Fundação Procon-SP solicita à Senacon e ao INSS a suspensão imediata da autorização concedida a todas as associações para avaliação dos problemas, correção das práticas irregulares, reavaliação dos critérios que balizam os termos de cooperação e convênio com associações civis para maior segurança e proteção dos consumidores, e ainda ação articulada para atendimento e reparação dos consumidores prejudicados.

A fundação também instaurou processos sancionatórios contra as empresas por violação as normas de proteção e defesa do consumidor. E, em 2017, encaminhou denúncia dessas condutas ao Ministério Público Estadual, sendo instaurado o inquérito civil pela 3ª Promotoria de Justiça do Consumidor.

As medidas visam a imediata cessação dos descontos indevidamente realizados nos benefícios e a garantia de ressarcimento aos usuários.

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor determina que as relações de consumo devem pautar-se pelo princípio da transparência e pelo reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor, além da boa-fé objetiva e do equilíbrio nas relações de consumo.

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78