Por: A Tribuna
13/06/2023
15:06

No dia 6 de junho, Amparo foi palco de um evento de grande relevância para a comunidade empresarial e os comerciantes locais. Em uma parceria entre o Procon, a Associação Comercial de Amparo (ACEA) e a UNIFIA, foi realizado um encontro que reuniu profissionais do setor com o objetivo de discutir e aprimorar o conhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor.

O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário Amparense (Unifia) e contou com a participação de empresários que buscavam se atualizar sobre as leis e regulamentos que regem as relações de consumo. A palestra, conduzida por Alahyr Junior, coordenador de Fiscalização da Regional de Campinas da Fundação Procon SP, abordou os principais aspectos do Código, com ênfase na exibição de preços, vitrines, placas informativas, apresentação de ofertas e fiscalização no comércio em geral.

Durante a palestra, foi destacada a importância da forma correta de precificação nas vitrines, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Segundo o código, os preços dos produtos devem estar claramente expostos, de forma legível e em local visível ao consumidor. Além disso, é fundamental que as informações sejam precisas e transparentes, evitando qualquer tipo de engano ou confusão.

A correta precificação nas vitrines não apenas atende às exigências legais, mas também promove a transparência e a confiança entre os comerciantes e os consumidores. Dessa forma, é possível evitar conflitos e reclamações, garantindo uma relação de respeito e satisfação mútua.

O evento promovido pelo Procon e pela ACEA forneceu orientações práticas para a aplicação dessas leis em seus estabelecimentos comerciais. Através dessas iniciativas, busca-se criar um ambiente de negócios cada vez mais justo, transparente e favorável tanto para os consumidores quanto para os comerciantes.

“É essencial que os empresários estejam cientes das obrigações estabelecidas pelo Código, como a clareza nas informações sobre produtos e serviços, a disponibilização de contratos e garantias de forma adequada, a responsabilidade pelos vícios e defeitos dos produtos, o direito de arrependimento do consumidor em compras realizadas fora do estabelecimento comercial, dentre outros aspectos. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor prevê que os fornecedores devem adotar medidas eficazes para prevenir práticas abusivas, como a publicidade enganosa e a imposição de cláusulas contratuais abusivas. Essas práticas não apenas violam os direitos dos consumidores, mas também podem acarretar sanções legais e danos à reputação do estabelecimento”, diz nota divulgada pela diretoria da ACEA.

A Associação Comercial de Amparo tem se empenhado em oferecer uma série de eventos e capacitações voltados para os empresários locais, visando impulsionar o crescimento e o sucesso dos negócios, proporcionando conhecimento atualizado sobre as leis e melhores práticas comerciais.

“Se você deseja se manter informado sobre as próximas atividades da Associação Comercial de Amparo e quer participar desse movimento em prol de um comércio justo e engajado com a comunidade, entre em contato pelo telefone (19) 3807-3533 ou acesse o site www.aceamparo.com.br. Participe dessa iniciativa e faça parte de uma comunidade empresarial comprometida com a defesa dos direitos do consumidor e com o crescimento econômico sustentável!”, completou a direção da ACEA.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78