Por: A Tribuna
10/01/2024
11:01

Com o início do ano, vem a necessidade de destinar parte da renda para os impostos (IPTU, IPVA etc.), despesas com férias e, para quem tem filhos em idade escolar, matrícula, material escolar e outros gastos. O contribuinte deve regularizar os tributos e manter as despesas mensais em dia. Diante do desafio de enfrentar as contas extras de janeiro, o professor de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Max Bianchi Godoy dá dicas para organizar as finanças e alcançar boa saúde financeira em 2024.

Bianchi frisa que as pessoas devem se organizar financeiramente desde janeiro para que possam ter um ano mais repleto de realizações. Ainda que pareça uma tarefa árdua, essa rotina é necessária para colocar em dia as finanças e, assim, evitar surpresas com gastos inesperados. “Seguindo essas dicas, você estará preparado para lidar com os desafios financeiros de 2024 e ter um Ano Novo ainda mais feliz. Já dizia Lao-Tsé: ‘toda longa jornada começa com um primeiro passo’", completa Bianchi.

 

Confira o passo a passo:

Faça um orçamento pessoal 

Seja no papel ou em uma planilha, liste as fontes de renda e despesas fixas: aluguel, financiamentos, prestações de empréstimos, seguros, planos de saúde e valores médios das contas de serviços públicos (água, luz etc.). “Inclua uma média de cada despesa variável, como mantimentos, gasolina e gastos com entretenimento. Ao fazer isso, conseguirá observar melhor para onde seu dinheiro está indo e identificar áreas que poder cortar ou reduzir”, aconselha.

 

Inclua o pagamento dos impostos

Eles aparecem nos primeiros meses do ano, tais como os impostos sobre imóveis (IPTU), sobre veículos (IPVA) e outros. “Estes costumam ser mais previsíveis, pois baseiam-se nos valores de anos anteriores acrescidos de algum índice ou em tabelas”, explica o docente do CEUB.

 

Defina metas financeiras

Decida o que gostaria de alcançar financeiramente neste e no próximo ano. Essas metas podem ser desde quitar dívidas a economizar para dar entrada em um imóvel ou realizar/aumentar o fundo de emergência. O estabelecimento de objetivos específicos tende a auxiliar muito na motivação e no foco para a melhoria financeira.

 

Faça uma reserva para acontecimentos excepcionais

Destine parte da sua receita para despesas eventuais ou gastos com reparos de automóveis, contas médicas, reformas de urgência, acidentes e outros, que podem surgir fora da programação e, eventualmente, ser caros. 

 

Organize comprovantes

O docente do CEUB recomenda criar uma espécie de arquivo - que pode ser virtual - para guardar os documentos financeiros, sejam contas, recibos, extratos bancários ou imposto de renda, em um só local, facilitando o acesso.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78