Por: A Tribuna
10/08/2021
15:08

Pesquisa Universum, realizada com 32 mil estudantes universitários em 2021, revela que para 83% dos entrevistados a modalidade de home office é mais atrativa

Estudo elaborado pela Universum, empresa de pesquisa e consultoria sobre o mercado de trabalho, com estudantes universitários no Brasil revela mudanças de perspectivas na busca por emprego. A pesquisa “Talent Research 2021” entrevistou 32 mil estudantes no período entre outubro de 2020 e maio de 2021 e traça um novo perfil do mercado de trabalho.

A pesquisa é feita anualmente para rastrear aspirações de carreira e preferência dos estudantes em quatro campos de estudos, confira abaixo as preferências.

 

Negócios / Comércio

Bancário (55%)

Consultoria de Gestão e Estratégia (37%)

Comércio eletrônico (30%)

Auditoria e contabilidade (25%)

Mídia (20%)

 Engenharia

Consultoria de TI e Engenharia (31%)

Automotivo (26%)

Construção (26%)

Engenharia Mecânica e Industrial (25%)

Energia (25%

 TI

Software e tecnologia de computador (69%)

Segurança de computador e rede (59%)

Consultoria de TI e Engenharia (56%)

Conteúdo e informação da Internet (49%)

Bancário (38%)

 Ciências Naturais

Educação (36%)

Farmacêutica e Biotecnologia (31%)

Químico (27%)

Cuidados com os animais (27%)

Pecuária e Agricultura (22%)

 

Trabalho remoto

De acordo com a pesquisa, 83% dos entrevistados afirmaram sua preferência em trabalhar a distância, na modalidade ‘home office’. A mudança de perfil, influenciada pela pandemia mundial, no entanto, ainda gera dúvidas sobre as relações de trabalho. Dos estudantes que preferem o trabalho remoto, um terço deles (33%) se diz preocupado em estar isolado dos colegas de trabalho e das possíveis perdas geradas pela falta de interação social.

A pesquisa revelou ainda que possíveis reduções de salário e o medo de ser prejudicado pelos empregadores que preferem que os funcionários trabalhem no escritório são preocupações que colocam em dúvida a possibilidade de aceitar esta nova modalidade de trabalho.

Preferências nas condições de emprego

A pesquisa perguntou aos estudantes quais as condições oferecidas pelas empresas mais importantes na hora de escolher um emprego. Boas referências para o futuro na carreira e treinamento profissional mantiveram posições de liderança na pesquisa. No entanto, programas na área de “Pessoas e Cultura” perdeu posições entre os pontos fortes na hora da busca por colocação no mercado de trabalho, enquanto a segurança de emprego vem ganhando destaque no país.

Preferências no trabalho

Outro dado revelado pela pesquisa foi a diferença entre homens e mulheres quando a pergunta foi sobre as preferências nas empresas. Estudantes do sexo feminino consideram os atributos relacionados à igualdade e inclusão mais importantes, enquanto os estudantes do sexo masculino são mais atraídos pelos atributos de desempenho, remuneração e prestígio.

Linkedin é a rede mais utilizada na busca por emprego

De acordo com a pesquisa, a rede social mais utilizada por estudantes na hora de buscar um emprego continua sendo o LinkedIn, com crescimento de 3% entre no último ano. No entanto, o Instagram foi a rede que apresentou maior crescimento percentual, saindo de 29% em 2020 e atingindo a preferência de 46% dos estudantes entrevistados este ano.

Por outro lado, sites especializados em divulgação de vagas, como o ‘infojobs’ e ‘vagas.com’ apresentaram queda nas preferências de aproximadamente 10%. Ainda, o Youtube foi a rede social que apresentou maior perda de audiência quando o assunto é procura por emprego, despencando de 27% em 2020 para 20% em 2021.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan