Por: Jornal A Tribuna
16/12/2022
13:10

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, com a finalidade de proteger o consumidor, realizou no período de 21 de novembro a 2 de dezembro, a operação "Pente Fino", que avaliou o peso dos produtos destinados à ceia de final de ano, em supermercados de pequeno, médio e grande porte na capital e nas cidades de Araçatuba, Avaré, Bauru, Campinas, Catanduva, Indaiatuba, Limeira, Olímpia, Registro, São José do Rio Preto, Sorocaba e Votuporanga. 

No Estado, a operação "Pente Fino" avaliou 607 produtos (aves e carnes típicas das ceias de fim de ano, como peru, chester, codorna, tender, presunto, pernil, lombo, pescados e carnes em geral, além de cereais, pães, panetones, bolos, frutas in natura e secas), dos quais 37 (6%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem.  

As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.   

A operação fez parte de um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações do Ipem-SP, com o objetivo de identificar irregularidades em produtos e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas compras de final do ano. 

 “Intensificamos nossas ações neste período do ano devido à alta demanda em produtos embalados sem a presença do consumidor. Na correria das compras de final de ano, fica difícil para o consumidor procurar uma balança para verificar se realmente está levando a quantia correspondente ao indicado na embalagem, o peso real do produto. Cabe a nós, órgão de fiscalização, proteger o consumidor nas suas relações de consumo”, explicou o superintendente Ricardo Camargo.   

Em 2019, durante a mesma operação, foram analisados 324 produtos, dos quais 15 (5%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem.  

Orientação para o consumo

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio.   

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura