Os segurados do INSS podem pedir o auxílio por incapacidade temporária — o antigo auxílio-doença — diretamente no aplicativo ou no site do Meu INSS sem a necessidade de ter conta Gov.br, usando apenas o número do CPF. As mudanças simplificam o uso do Atestmed, sistema permite o envio de laudos e atestados pela internet para análise de um médico perito à distância, para agilizar o processo de concessão do benefício. A medida está prevista em uma portaria conjunta do INSS e do Ministério da Previdência Social.
Antes da novidade, para fazer o pedido do benefício e anexar laudos e atestados médicos, o segurado precisava usar a conta Gov.br, nos níveis bronze, prata ou ouro. Com a mudança, vai funcionar assim: o acesso será feito na página inicial do Meu INSS, sem necessidade de login e senha. A autenticação dos usuários no Meu INSS será feita com a validação do nome completo e CPF a partir da base de dados da Receita Federal.
O novo sistema simplificado já está disponível para pedidos feitos no site gov.br/meuinss ou no aplicativo Meu INSS para celulares.
O que é o Atestmed?
O Atestmed é um sistema pelo qual a pessoa pode fazer o requerimento do auxílio por incapacidade temporária por meio de análise documental, anexando relatórios, atestados e exames médicos pelo site ou aplicativo Meu INSS. Os documentos vão ser analisados sem que o segurado precise passar pela perícia médica. Apenas se não for possível conceder o benefício pela conformação dos documentos médicos ou odontológicos, será indicado ao cidadão que agende uma perícia presencial. O benefício não será indeferido com base exclusivamente na análise documental.
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