Por: Jornal A Tribuna
10/12/2022
14:30

As pessoas que querem pedir aposentadoria podem seguir alguns passos para facilitar o processo. O primeiro deles é fazer uma simulação do tempo de contribuição. O simulador – que está disponível no aplicativo Meu INSS e no site gov.br/meuinss – mostra para o cidadão se ele já tem direito ao benefício ou quanto tempo falta para a aposentadoria.

Além disso, como existem várias regras de transição estabelecidas pela Reforma da Previdência, o simulador vai mostrar qual é a melhor opção para o trabalhador.

Requerimento - Pelo aplicativo ou pelo site, a pessoa também pode dar entrada no pedido de aposentadoria. Há algumas dicas para agilizar o andamento da solicitação. A pessoa pode verificar, em primeiro lugar, se existem períodos de trabalho que não estão no sistema do INSS e informá-los ao fazer o pedido. O trabalhador pode incluir a documentação que comprova esses períodos no próprio Meu INSS.

Outra recomendação é que o interessado observe se há divergência no valor dos salários de contribuição que estão no sistema. Isso porque são esses valores que vão ser considerados para o cálculo do benefício. Por último, o segurado pode, no item Anexos, incluir cada documento exigido em seu campo específico.

A simulação da aposentadoria pode ser feita pelo Meu INSS, no aplicativo para celulares ou no site gov.br/meuinss. Já o benefício, além desses sistemas, pode ser pedido pelo telefone 135.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78