Por: A Tribuna
15/06/2021
11:06

Com a chegada do período mais frio do ano e queda de temperaturas, o consumo de gás encanado tende a aumentar, já que o preparo de pratos quentes e o uso de aquecedores de água acabam se tornando mais frequentes. Para incentivar um consumo mais consciente do gás encanado, a Comgás, a maior distribuidora de gás natural do Brasil, listou alguns hábitos que favorecem o melhor uso do energético, evitando desperdícios – que impactam o meio ambiente –, e que podem ajudar a reduzir o valor da fatura. Confira as dicas:

Cozinhar os alimentos com as panelas tampadas, sempre que a receita permitir, pois o preparo é mais rápido. Além disso, é importante lembrar que panelas pequenas em bocais grandes (e vice-versa) são desperdício de gás.

Diminuir o fogo depois que a água ferver. Mantê-lo alto não apressa o cozimento da comida, apenas faz com que mais água se evapore, gastando mais gás. Lembrar também de usar a quantidade de água adequada ao cozimento do alimento.

Evitar abrir o forno com frequência quando ele estiver funcionando, isso só aumenta o consumo de gás. Sempre que der, tentar ainda colocar mais de um alimento para assar de uma vez – e, de preferência, que tenham o mesmo tempo de cozimento. Assim você otimiza!

Ficar de olho nas chamas! Se elas estiverem amareladas ou alaranjadas, pode ser que os bocais não estejam funcionando corretamente.

Consumo x Temperatura: dependendo da época do ano, a sua conta pode aumentar, pois a temperatura da água diminui nos meses mais frios e há um consumo maior para que ela chegue à temperatura ideal. Para o uso eficiente do aquecedor, atenção para essas outras dicas:

Para o banho, regular seu aquecedor e evitar usar a temperatura máxima. Opte sempre por não misturar água fria com água quente. A temperatura da água é ideal apenas com água quente.

Evitar banhos demorados e só ligar a ducha quando for usá-la. Banhos demorados geram desperdício de gás e de água.

Vale lembrar que é importante manter a manutenção do equipamento de aquecimento em dia, e que a verificação tem que ser feita uma vez por ano. 

Essas e outras dicas estão sendo divulgadas pela Comgás nas redes sociais da empresa e na do chef do restaurante Mocotó, Rodrigo Oliveira. A iniciativa faz parte da campanha "Renove Seus Hábitos", lançada pela companhia, e que tem o chef como embaixador para promover dicas em caráter educativo para um consumo mais consciente do gás natural encanado no dia a dia, ações essas que economizam na conta de gás, e ajudam o planeta. 

Sobre a Comgás

A Comgás possui mais de 19 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 92 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a companhia atende mais de 2,1 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba. 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan