Foram lançados, no dia 22 de maio, a Carteira Virtual do Beneficiário e o Meu INSS+. As novidades já estão disponíveis para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A carteira do beneficiário é uma das formas de comprovar que o cidadão recebe um benefício do INSS. Além disso, o beneficiário também vai poder utilizar o documento para ter acesso a descontos em farmácias, serviços, viagens, cinemas, shows, entre outros.
Inicialmente, quem vai oferecer essas vantagens são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, mas o objetivo é formalizar convênios com outras instituições para que também participem do programa.
Como emitir a carteira do beneficiário – A Carteira Virtual do Beneficiário pode ser emitida pelo site gov.br/meuinss ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares.
Após acessar o Meu INSS, o interessado deve clicar em “carteira do beneficiário” na página inicial. Depois, deve selecionar uma foto para a carteira.
O próximo passo é marcar o quadrado informando que está “ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code”. Em seguida, clicar em “continuar”.
A carteira do beneficiário já estará disponível e vai ter as seguintes informações: nome completo, CPF, número do benefício, tipo do benefício, data de emissão, data de validade, foto e QR Code.
Segurança – O QR code é um tipo de código em forma de desenho que pode ser facilmente “lido” usando a câmera da maioria dos telefones celulares e que reúne informações sobre os usuários.
Vai ser por meio desse QR code gerado na carteira virtual que as informações do segurado serão validadas. Para manter a segurança, esse código vai mudar mensalmente, mas isso vai ocorrer de forma automática. O código sempre apresentará as informações atualizadas conforme a data da consulta.
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