Por: A Tribuna
02/01/2024
10:01

Nos casos de ausência, moléstia contagiosa ou impossibilidade de locomoção, o beneficiário pode solicitar ao INSS o cadastro de um procurador para receber o seu pagamento. Quando se trata de problema de saúde ou locomoção, é necessário apresentar um atestado médico emitido há, no máximo, 30 dias da data da solicitação.

Na hipótese de o titular do benefício ou o procurador não serem alfabetizados, é exigido que a procuração seja realizada em Cartório.

A procuração é uma alternativa importante, por exemplo, se o beneficiário vai ficar ausente por mais de um mês, sem a possibilidade de retirar o pagamento. Isso evita que o pagamento seja bloqueado, o que ocorre se o benefício fica sem movimentação por dois meses ou mais.

Representante legal

Outra situação é a do titular ou do dependente civilmente incapaz, que deverão ser representados por tutor nato, detentor de guarda, tutor, curador ou administrador provisório para poder receber o benefício. 

O responsável pelo beneficiário deverá procurar a Justiça, a qual irá expedir o termo de Guarda, Tutela e Curatela, ainda que provisórios, e encaminhar ofício à unidade do INSS. Esse documento da Justiça vai servir como prova de nomeação do representante legal.

Durante o andamento do pedido judicial, é possível solicitar ao INSS o recebimento do benefício como administrador provisório, por até seis meses. Para isso, é necessário anexar no aplicativo ou site Meu INSS o pedido do processo judicial, entre outros documentos. A continuidade do recebimento do benefício, após esse prazo, dependerá de nova comprovação do andamento do processo judicial de tutela ou curatela.

É possível saber mais sobre procuração ou recebimento como administrador provisório pelo site gov.br/inss, escrevendo na busca “Atualizar Procurador e Representante Legal”. Outra opção é ligar para o telefone 135.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78