Por: A Tribuna
03/01/2024
09:01

O aposentado ou pensionista pode escolher a forma de pagamento de seu benefício, existindo as modalidades de cartão magnético (ou conta benefício) e conta corrente (ou poupança).

O pagamento por meio do chamado cartão magnético só permite a retirada dos valores (não é possível, por exemplo, pagar contas nessa modalidade) e é isento de taxas.

Já no caso da conta corrente ou poupança, há os mesmos serviços de um cliente do banco – como pagamento de contas e débito em cartão –, inclusive com a possibilidade de cobrança de taxas bancárias.

Opções

Por motivo de segurança, o primeiro pagamento do benefício é sempre feito na modalidade de cartão magnético, exigindo a identificação do beneficiário na agência bancária. O aposentado pode continuar a receber nessa modalidade, não sendo necessária nenhuma comunicação ao INSS.

Se preferir alterar a forma de pagamento para conta corrente ou poupança, ele poderá se dirigir à agência bancária de sua escolha e solicitar essa modificação. O INSS não faz essa alteração.

Caso esteja recebendo o benefício por conta corrente e queira voltar a receber por cartão magnético, o aposentado pode solicitar a alteração pelo portal Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular) ou pelo telefone 135. No portal, o item é “Alterar local e forma de pagamento”.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura