Por: A Tribuna
05/07/2023
11:07

A percepção de que o inverno é a estação mais procurada para procedimentos estéticos se confirma por levantamentos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Segundo pesquisas da SBCP, o aumento de cirurgias plásticas realizadas no período chega a ser 50% superior, em comparação com as estações mais quentes do ano. Mas o que leva, de fato, os pacientes a buscarem com maior frequência as clínicas e os consultórios no inverno?

Há pelo menos dois bons motivos que justificam esta procura. Para muitos brasileiros, o inverno coincide com o período de férias de trabalho e dos estudos. Sem dúvida, isso favorece tanto a preparação cirúrgica quanto um pós-operatório mais cuidadoso por parte dos pacientes. Muitos, inclusive, sentem-se impelidos a realizar os procedimentos por terem tempo para cumprir um criterioso checklist de exames e providências.

O outro fator é a possibilidade de um pós-operatório mais tranquilo, em que o uso de cintas, sutiãs, meias e fitas torna-se mais confortável do que no verão. Diversas cirurgias plásticas, como lipoaspiração, abdominoplastia e Lipo HD (High Definition Lipo), requerem a utilização de cinta elástica durante a recuperação. Usá-la no inverno pode ser mais confortável. Também os procedimentos cirúrgicos faciais, que exigem curativos e fitas, podem se beneficiar das temperaturas mais amenas. Além disso, os dias mais frios propiciam o repouso e, consequentemente, uma recuperação mais adequada.

No inverno, os inchaços e hematomas, previsíveis após um procedimento cirúrgico, tendem a ser menos desconfortáveis para o paciente. Aqui é importante destacar que, depois de uma cirurgia, é proibido expor o local onde realizamos o procedimento aos raios solares por alguns meses, justamente para proporcionar a cicatrização correta da incisão e não causar manchas. Como a incidência dos raios solares é menor entre os meses do inverno, este é um fator benéfico.

De alguma forma, as rotinas e cuidados, como repouso e drenagem linfática pós-operatória, são diferentes no inverno? Seguramente, a resposta é: não. As mesmas prescrições do verão são feitas na estação fria do ano.

E quanto aos resultados? Da mesma forma, a decisão de se submeter a uma cirurgia no inverno não altera os resultados. No verão ou nos dias mais frios, é fundamental seguir toda a prescrição do cirurgião com as medicações e os tratamentos. E nunca é demais ressaltar: a melhor época para realizar uma intervenção cirúrgica é o “momento da pessoa”, quando ela estiver pronta, segura e com a saúde em dia.

Seja qual for o procedimento, a cirurgia deve ser realizada sempre por um especialista qualificado e idôneo, com participação profissional na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e formação e habilitação em residências médicas para exercer o ofício com plenitude e responsabilidade.

Observando este cuidado fundamental e cumprindo todas as etapas de recuperação e cuidados, o paciente que se submete a procedimentos cirúrgicos estéticos no inverno estará em dia com sua autoestima e seu bem-estar para usufruir o melhor do verão.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan