Por: A Tribuna
18/08/2020
14:08

Má postura, estresse, insônia. Há dias em que mesmo comendo e se exercitando, esses sintomas não vão embora. A solução, porém, pode ser muito simples: alongar-se. Ao contrário do senso comum, os exercícios de alongamento não são feitos apenas para preparar os músculos para o treino, mas também para preservar e o aperfeiçoar o grau de flexibilidade muscular. 

A atleta e profissional da Educação Física Sue Lasmar, explica que os alongamentos conseguem atingir essa função devido sua característica de favorecer o estiramento das fibras musculares, o que contribui para que seu comprimento aumenta. “Há aumento da temperatura dos músculos, por isso, quanto mais a pessoa alonga um determinado músculo, mais ela vai estimular o fluxo da articulação controlada por ele e isso contribuirá para a flexibilidade”, aponta. 

Além da saúde dos músculos, esses exercícios contribuem para a diminuição da incidência de cãibras e desenvolvimento de lesões musculares, melhora na postura, ameniza cólicas menstruais e estimula a liberação de serotonina, hormônio do bem-estar, pontua Sue Lasmar. 

 

Confira alguns alongamentos simples recomendados

por Sue Lasmar para fazer em casa:

Alongamento das costas 

Deite de costa para um colchonete, dobre as pernas e abrace os joelhos junto ao peito. Levemente, mova o corpo de um lado para o outro por cerca de um minuto ou dois.  

Alongamento do pescoço 

Posicione as mãos ao lado da cabeça e puxe-a na direção dos ombros até onde conseguir. Se mantenha nessa posição por, pelo menos, 30 segundos e depois repita o movimento do outro lado.  

Alongamento de pernas  

Se posicione no chão com uma perna estendida e a outra flexionada. Com cuidado, flexione o tronco para frente e tente alcançar o pé na perna esticada. Fique nessa posição por 30 segundos. Repita o exercício com a outra perna. 

Alongamento de braços 

Posicione um dos braços na lateral da cabeça e segure a região do cotovelo. Permaneça nessa posição por um minuto e depois repita do outro lado.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura