Vontade de comer chocolate e doce – Como controlar?!

Entrou em uma reeducação alimentar, busca uma alimentação saudável, mais não consegue se livrar da vontade de comer chocolate ou qualquer doce que estiver ao alcance. Em primeiro lugar, avaliar sua alimentação, se ela é rica de açúcar, gordura, fast foods, produtos industrializados, refrigerantes, frituras, pois se entrar em um reeducação alimentar, esses alimentos até mesmo no dia de “lixo”, não são bem vindos.
O Açúcar possui propriedades viciantes, ativando as regiões cerebrais de prazer e recompensa. O cérebro libera dopamina, trazendo a sensação de prazer, esse açúcar no sangue libera o hormônio insulina, que em grande quantidade absorve rapidamente esse açúcar, levando a redução de glicose sanguínea, a insulina alta leva o acúmulo de gordura, sem açúcar, o corpo envia sinais de abstinência, baixo níveis de açúcar no sangue “ativam a fome” a fome e o desejo por mais doces, gerando gatilho para compulsão alimentar.
Sentir vontade de um chocolate, uma sobremesa, um docinho as vezes é normal. Mas quando essa vontade se torna excessiva pode prejudicar a perda de peso ou levar ao ganho de peso e a complicações como diabetes e alterações no colesterol. Essa necessidade deve ser diagnosticada, então vamos lá adequar estratégias mais saudáveis para a redução da vontade de doces. Aqui vão algumas dicas e os mecanismos pelos quais sentimos essa necessidade de doces:

Vontade de doce após o almoço ou jantar: pode estar relacionado à resistência à insulina. Explicação: há uma incapacidade de as células receberem glicose por meio da insulina, assim o organismo sente que precisa de energia de uma fonte rápida, e a vontade de doce aparece. Dica: praticar mais exercícios – o efeito é quase imediato; consumir mais alimentos integrais.

Vontade de doce no final da tarde: pode estar relacionado à queda da serotonina – neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar e saciedade. Explicação: com a noite chegando, a serotonina se transforma em melatonina, que nos traz o sono. Essa queda é mais acentuada em pessoas que tenham redução de nutrientes necessários para a produção de serotonina. Dica: aumentar consumo de nutrientes que estão envolvidos com a síntese de serotonina: ferro – carnes, feijões e vegetais verde escuros; magnésio – uva, banana, abacate; vitamina B6 – grãos de cereais; vitamina B12 – carnes e vitamina C – frutas cítricas.

Vontade de comer especificamente chocolate: pode estar relacionado à falta de magnésio. Explicação: o chocolate é rico em magnésio, se por algum motivo esse nutriente está em quantidade reduzida, temos vontade de consumir chocolate. Dica: aumentar o consumo de alimentos fonte de magnésio: uva, banana e abacate; grãos e derivados como a granola, gérmen de trigo e aveia; sementes e nozes como gergelim, amendoim, girassol castanha e amendoim, além de leite, soja, grão de bico, pão, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre.

Vontade de chocolate na TPM: também relacionado à falta de magnésio.Explicação: durante a segunda fase do ciclo menstrual, níveis de magnésio costumam cair. Dica: aumentar o consumo de alimentos fonte de magnésio.

Vontade de qualquer tipo de doce em geral – de biscoito a brigadeiro: pode estar relacionado à falta de cromo ou a alterações da microbiota intestinal. Explicação: o cromo estimula a captação de glicose pelas células. Se há alguma irregularidade nessa captação, o organismo envia sinais de vontade de doces para suprir a necessidade de glicose. Dica: aumentar o consumo de alimentos ricos em cromo: brócolis, nozes, fígado, ameixa, maçã com casca. Tratamento com probióticos.

• Eliminar da dieta açúcares de todos os tipos. O consumo de açúcar aumenta a vontade de doces e torna-se um ciclo. Devemos quebrar esse ciclo vicioso
• Eliminar da dieta carboidrato simples e substituir por carboidratos integrais. O consumo de farinha branca, refinada, causa picos de glicemia e consequentes picos de insulina, gerando mais fome e mais vontade de doces
• Não ter fácil acesso à doces… A rotina não nos permite sair todo dia para comprar um doce, então não podemos ter estoque na gaveta

Mesmo com todas as estratégias, vale muito observar a qualidade de vida, e o emocional, já que o doce ele traz a sensação de prazer e conforto, se leva uma vida estressada, carência afetiva, a sua mente vai pedir para adoçar a vida.
Procure um nutricionista para adequar sua alimentação diária!
Abraço de luz.
Até a próxima semana!

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