Por: A Tribuna
12/09/2023
16:09

O protagonismo feminino na arte fotográfica brasileira será destaque ao longo dos quatro dias de programação da sétima edição do Festival de Fotografia Amparo em Foco. Classificado como um dos mais importantes do gênero em todo Estado São Paulo, o evento acontece entre os dias 5 e 8 de outubro, em Amparo. A entrada é gratuita.

Pela primeira vez em sua história, que começou em 2016, a organização do festival optou por definir um foco central para desenvolver as atividades da edição de 2023. O objetivo é ressaltar e ampliar a importância do trabalho das mulheres no universo da fotografia em todo o território nacional.

“Nosso objetivo para esse ano era abrir o espaço do festival para nomes que ainda não tinham se apresentado no Amparo em Foco. Então, durante minha pesquisa encontrei grandes fotógrafas brasileiras, com carreiras impressionantes. A partir daí, formatei a ideia de abrir o espaço para o protagonismo feminino”, explica o fotógrafo e produtor executivo do festival, Reginaldo Leme.

Para fortalecer o tema “O protagonismo feminino na fotografia brasileira”, o Festival de Fotografia Amparo em Foco confirmou a presença de nomes que fazem história no universo fotográfico do Brasil, com destaque para Nair Benedicto, Mônica Maia, Carmen Negrão, Letícia Volpi, Mariana Guerra e Dani Sandrini. Elas apresentarão trabalhos em exposições, oficinas e palestras durante toda a programação do evento, que em 2023 ocorrerá na Praça Pádua Salles e na Estação Mogiana, no centro de Amparo.

Homenagem a Nair Benedicto

Entre as profissionais de destaque no universo da fotografia nacional que estarão em Amparo nos dias 5 e 8 de outubro, a organização do Festival Amparo em Foco decidiu homenagear a fotógrafa Nair Benedicto. A profissional tem mais de 50 anos dedicados à produção fotográfica.

Em sua carreira teve trabalhos publicados em grandes revistas e participou de exposições em diversos países. Suas imagens integram acervos do MoMa, de Nova Iorque, do Smithsonian Institute, em Washington, ambas nos EUA, além do MAM/RJ e da Coleção Masp-Pirelli. Entre suas premiações, destaca-se o 11º Prêmio Esso de Fotojornalismo, em 1985.

No Amparo em Foco 2023, Nair Benedicto terá uma exposição exclusiva, além de participar de uma roda de conversa, no sábado, 7 de outubro, às 20h, na Estação Mogiana. A mediação será feita por Carmen Negrão, que é gestora e produtora cultural, oficineira e sócia de uma editora de fotolivros. O bate-papo com a presença do público foca justamente o tema principal do festival: “Protagonismo feminino na fotografia brasileira”.

Exposição exclusiva para mulheres

Uma das três convocatórias abertas para o Festival Amparo em Foco 2023 é exclusivamente voltada para as mulheres. “Labirinto Feminino” tem como objetivo apresentar os processos criativos e imaginários do mundo feminino. A curadoria da convocatória será feita por Mônica Maia, que é editora, curadora e produtora cultural.

Mônica Maia ainda participará de uma roda de conversa, no dia 7 de outubro, às 16h, na Estação Mogiana, para falar sobre seu projeto “Mulheres Luz”, uma plataforma de pesquisa e publicação de conteúdos produzidos por fotógrafas e mulheres da imagem.

Amparo em Foco

O projeto Amparo em Foco 2023 é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e tem como patrocinadora oficial a empresa Rousselot Gelatinas do Brasil, é produzido pela Mogiana Produções Culturais e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Amparo.

A programação completa com todas as atividades da sétima edição do Festival de Fotografia Amparo em Foco está disponível no site oficial do evento – www.amparoemfoco.com.br.


Serviço
7º Festival de Fotografia Amparo em Foco 2023

Local: Praça Pádua Salles e Estação da Mogiana

Endereço: Praça Pádua Salles, s/n, centro, Amparo-SP

Quando: 5 a 8 de outubro

Formato: Presencial

Entrada: Gratuita

Informações e programaçãowww.amparoemfoco.com.br


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78