Por: A Tribuna
04/07/2023
14:07

Fundado em 17 de fevereiro deste ano, o “Batuque de Marias” foi idealizado no formato escola de samba (percussionistas/ritmistas) a partir da insatisfação de mulheres amparenses frente à falta de protagonismo nos blocos de carnaval do município. O cenário atual da música amparense é composto predominantemente por homens, e isso se intensifica quando nos debruçamos nas rodas de samba e sambas-enredo junto à bateria de ritmistas; porém, é notável em todos os segmentos. Cabe destacar que esta será a primeira apresentação do grupo, que vem ensaiando desde março de 2023. A apresentação no Festival de Inverno 2023 será neste domingo, dia 9, às 20h30, no palco da Concha Acústica.

Observa-se que, embora algumas mulheres participem, enquanto cantoras e musicistas profissionais ou até mesmo ritmistas amadoras, elas possuem pouco ou nenhum protagonismo junto aos homens, sendo que, quando possuem, enfrentam inúmeras dificuldades na construção e manutenção dessas relações de respeito e igualdade.

Frente a essa situação, surgiu o Batuque de Marias, que é idealizado, organizado, ensaiado e composto apenas por mulheres.

“Batuque de Marias”, formato show, irá apresentar ritmos brasileiros, tendo como  integrantes apenas mulheres. O grupo toca ritmos brasileiros como samba, xote, baião, ijexá, rock e MPB.

O projeto se organiza enquanto ação cultural com impactos sociais no que diz respeito à representatividade feminina, tendo em vista que essa ação é inovadora no município e, portanto, se organiza como projeto para além de uma única apresentação no Festival de Inverno de Amparo.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78