Fundado em 17 de fevereiro deste ano, o “Batuque de Marias” foi idealizado no formato escola de samba (percussionistas/ritmistas) a partir da insatisfação de mulheres amparenses frente à falta de protagonismo nos blocos de carnaval do município. O cenário atual da música amparense é composto predominantemente por homens, e isso se intensifica quando nos debruçamos nas rodas de samba e sambas-enredo junto à bateria de ritmistas; porém, é notável em todos os segmentos. Cabe destacar que esta será a primeira apresentação do grupo, que vem ensaiando desde março de 2023. A apresentação no Festival de Inverno 2023 será neste domingo, dia 9, às 20h30, no palco da Concha Acústica.
Observa-se que, embora algumas mulheres participem, enquanto cantoras e musicistas profissionais ou até mesmo ritmistas amadoras, elas possuem pouco ou nenhum protagonismo junto aos homens, sendo que, quando possuem, enfrentam inúmeras dificuldades na construção e manutenção dessas relações de respeito e igualdade.
Frente a essa situação, surgiu o Batuque de Marias, que é idealizado, organizado, ensaiado e composto apenas por mulheres.
“Batuque de Marias”, formato show, irá apresentar ritmos brasileiros, tendo como integrantes apenas mulheres. O grupo toca ritmos brasileiros como samba, xote, baião, ijexá, rock e MPB.
O projeto se organiza enquanto ação cultural com impactos sociais no que diz respeito à representatividade feminina, tendo em vista que essa ação é inovadora no município e, portanto, se organiza como projeto para além de uma única apresentação no Festival de Inverno de Amparo.
Twittar | Compartilhar |