A Central Integrada de Monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Amparo foi inaugurada na segunda-feira, dia 5 de dezembro, na sede da GCM. A inauguração integra a primeira fase de investimentos e já possui câmeras conectadas ao sistema. Com tecnologia de ponta, a Central servirá para ampliar a vigilância na cidade e contará com barreiras digitais nas entradas e saídas do município para identificar veículos furtados, roubados ou ligados a práticas de crimes.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Amparo, até o Natal deste ano, já devem estar em operação mais de 400 câmeras espalhadas em pontos estratégicos do município. Elas também possuem alta resolução e capacidade de zoom de até 200 metros de distância.
O sistema conta ainda com um moderno leitor de placas de carro, instalado nas muralhas digitais. O sistema é alimentado com base em dados do Departamento de Trânsito (Detran). Assim, se um veículo for roubado no Estado do Paraná, por exemplo, e cruzar a entrada ou saída do município, o painel irá notificar automaticamente, permitindo que as equipes façam busca ativa e recuperem o veículo. O mesmo vale para veículos em situação de furto, clonagem ou que tenham se envolvido em crimes.
Só no primeiro minuto de funcionamento da Central, a GCM flagrou uma ocorrência de tráfico de drogas e conduziu operação.
De acordo com o prefeito de Amparo, o investimento é próprio da Prefeitura e transformará a cidade em uma das mais seguras do interior paulista. “A Guarda Municipal de Amparo tem uma história de 53 anos, sendo uma das mais antigas aqui do interior. O que estamos fazendo por ela e pelo nosso município é histórico. Com esse sistema, ampliamos a vigilância em Amparo, o que irá garantir mais segurança. Estamos equipando nossa Guarda para melhor servir nossa população. Com certeza, Amparo será uma das cidades mais seguras do interior”, frisou.
Participaram da inauguração o delegado seccional Luiz Henrique Apocalipse Joia, o capitão da Polícia Militar (PM) Tiago Rodrigues de Moraes, equipe e empresários.
Investimentos
Os investimentos em Amparo na área da segurança são recorde. Só em 2022, foram cinco novos carros para a GCM, sendo três especializados: um para a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), um para policiamento com cães, um para a Patrulha Maria da Penha e outros dois carros para o policiamento de rotina.
Também foram entregues 40 pistolas modelo TS9, da marca Taurus, material condor (tecnologia não letal, usado para controle de distúrbios civis), dois fuzis 556 e revólveres 357, da marca Taurus. Os investimentos foram de R$ 300 mil e se tornaram históricos, já que foi a primeira vez que a Guarda Civil Municipal recebeu armamentos novos.
Twittar | Compartilhar |