Por: A Tribuna
13/09/2021
10:09

Certamente, para quem teve a oportunidade de visitar o Word Trade Center, em Nova Iorque, antes dos ataques de 11 de setembro de 2001, é difícil acreditar que dois enormes prédios de 63,4 metros de largura e 417 metros de altura desmoronaram com tanta facilidade depois de serem atingido por aviões. O World Trade Center foi um complexo de sete prédios edificado em Lower Manhattan, Nova Iorque. O complexo original foi projetado por Minoru Yamasaki na década de 1960 usando o design estrutural de seções tubulares para as torres gêmeas de 110 andares. Cada prédio tinha 417 metros de altura.

A pedra fundamental do edifício foi lançada no dia 5 de agosto de 1966. A Torre Norte foi concluída em dezembro de 1972 e a Torre Sul foi finalizada em abril de 1973. A Construção do World Trade Center necessitou da escavação de inúmeros metros cúbicos de terra, usados posteriormente na criação do parque Battery Park City, a oeste de Lower Manhattan.

O complexo (às vezes abreviado como WTC e informalmente chamado de Trade Center ou Torres Gêmeas) ficava localizado no coração do centro financeiro de Nova Iorque e tinha 1,24 milhão de m² de espaço de escritório. Estima-se que 3% de todos os escritórios de Manhattan ficavam nas torres. O restaurante Windows on the World se encontrava nos andares 106 e 107 da Torre Norte enquanto o deck de observação Top of the World localizava-se no andar 107 da Torre Sul.

A construção do World Trade Center terminou em 1970, mas apenas em 1972 as primeiras empresas começaram a ir para as torres. A cerimônia de inauguração aconteceu em 4 de abril de 1973, em que se reuniram mais de 300 mil pessoas, entre trabalhadores, autoridades da cidade e o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. Trabalhavam, por dia, 50 mil pessoas no WTC e recebia cerca de 200 mil visitantes por dia.

O sistema de sprinklers do prédio nunca foi testado, assim como as paredes contra fogo. Na época da sua inauguração, em 1971, os engenheiros e arquitetos afirmavam que as Torres Gêmeas aguentariam até o impacto de um Boeing 707, o maior avião da época. Em 1978, um avião comercial vindo da Argentina quase bateu no World Trade Center devido a uma falha no sistema de comunicação com a torre de comando do aeroporto de Nova Iorque.

“Tive a oportunidade de visitar duas vezes as Torres Gêmeas antes do 11 de setembro. Elas eram enormes. Os elevadores que levaram até o topo do prédio tinham dimensões de salas e transportavam mais de 30 pessoas numa única vez. No penúltimo andar, havia um restaurante e lojas. Ainda para chegar ao topo era necessário utilizar um escada rolante. Já no topo do prédio, havia uma passarela onde era possível ver toda New York. As passarelas eram cercadas por grades e cercas elétricas para evitar que os visitantes chegassem ao beiral do prédio”, diz o jornalista Paulo Domingues.

Em 2013, no local onde existiam as Torres Gêmeas, foi inaugurada a Freedom Tower com 541 metros de altura (agora conhecida como One World Trade Center), bem como um memorial e uma série de torres de escritório. As obras já estão em andamento.

height=866
Foto feita em 1995 do último andar do Word Trade Center. O prédio tinha 110 andares

  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78