Não é raro você ler a palavra “mussarela” em anúncios de ofertas nos balcões de frios dos supermercados. Nas geladeiras, você encontra o mesmo produto embalado trazendo, novamente, a palavra com dois “s”. Porém, basta uma simples consulta num dicionário e até mesmo no Google para saber que o correto é muçarela, com “ç”.
Pode-se dizer que são raros os cartazistas dos supermercados que arriscam confeccionar cartazes utilizando o “ç” no lugar dos dois “s”. Para muitos, o principal motivo de não escrever de forma correta é o desconhecimento ou até mesmo o fato de a palavra com os dois “s” ser aceita como correta pela maioria das pessoas. Cartazistas ouvidos por A Tribuna falaram que fazer cartazes utilizando o “ç” resultaria em “presta atenção” dos clientes.
Numa simples consulta sobre o assunto na internet, o site Mundo da Educação diz o seguinte sobre o assunto: “Estamos tão acostumados com a palavra mussarela escrita com dois ‘s’ que o erro cristalizou-se. Quando imaginamos o vocábulo, dificilmente ele surge na memória com uma grafia diferente, não é mesmo? Pois então, a verdade é que a maioria de nós aprendeu errado ou se acostumou a encontrar a palavra repetidamente escrita de maneira equivocada. A grafia correta é muçarela, com cê-cedilha. Achou estranho e até mesmo feio? Mas, gostando ou não, é assim que a palavra está registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o VOLP, publicado pela Academia Brasileira de Letras”.
Completa ainda o mesmo site: “A forma mussarela ainda é a mais usada e até aparece registrada em alguns dicionários em virtude de sua ampla difusão. Contudo, essa grafia não está de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente, portanto não consta no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da ABL. Sendo assim, mesmo sob protestos dos incrédulos (sim, é difícil acreditar que muçarela seja a forma correta), é importante que você siga a norma para não errar na modalidade escrita, afinal de contas, quando você for prestar um concurso ou vestibular, o que vale é a regra, certo?”.
Em Amparo, o poeta e jornalista Marcelo Henrique faz constantemente publicações nas redes sociais sobre a Língua Portuguesa. “Mussarela ou muçarela?” já foi um dos seus temas. “O correto é muçarela. Esse vocábulo provém do italiano ‘mozzarella’, diminutivo de mozza, cujo significado é leite de búfala ou de vaca talhado com uma espécie de fungo chamado mozze. O duplo ‘z’ de palavras italianas vira, em português, ‘ç’. Por isso, o correto é mesmo muçarela. Observo, porém, que a regra da transformação de duplo ‘z’ das palavras italianas para ‘ç’ em português não vale para pizza, vocábulo ainda não aportuguesado (portanto, ainda uma palavra estrangeira)”, explicou Marcelo Henrique.
Twittar | Compartilhar |