Os brasileiros comemoram o Dia dos Namorados em 12 de junho todos os anos, que é a véspera do dia do Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”. A data é uma forma de celebrar o amor entre duas pessoas e é marcada pela troca de presentes, jantares românticos e programas a dois. Nos Estados Unidos e em diversos outros países, os namorados celebram da mesma forma, mas em outra data: no dia 14 de fevereiro, conhecido mundialmente como o Valentine’s Day. Neste ano, foram muitos os casais que comemoraram no Brasil o Dia dos Namoradores em fevereiro. Nas redes sociais foram muitas as mensagens sobre a data em fevereiro justamente como ocorre em junho.
Por que a data é chamada de Valentine’s Day?
O dia 14 de fevereiro é Dia de São Valentim – ou Saint Valentine, em inglês –, que ficou associado ao amor romântico após lutar contra a proibição do casamento no final da Idade Média, pois o imperador Cláudio II acreditava que os homens eram melhores combatentes quando solteiros. Valentim, que na época era bispo, casou-se escondido e por isto foi preso e condenado à morte, tornando-se um mártir da Igreja Católica. Enquanto preso, as pessoas costumavam enviar-lhe flores e cartões dizendo ainda acreditar no amor e no casamento.
No dia 14 de fevereiro, também comemora-se a véspera da Lupercália, uma celebração anual da Roma Antiga em homenagem à Juno, deusa da mulher e do casamento, e Pan, deus da natureza. A comemoração do antigo festival romano incluía uma passeata da fertilidade; nele, sacerdotes caminhavam pelas ruas da cidade com correias de couro de cabra usadas para bater nas mulheres e lhes garantir a fertilidade.
Estas duas celebrações podem ser consideradas a origem do Valentine’s Day comemorado até os dias de hoje.
Twittar | Compartilhar |