Na manhã da última terça-feira, 23 de janeiro, no Programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, o cantor e ator Gabriel Sater, intérprete do personagem Rachid na primeira fase do “remake” da novela “Renascer” (que será interpretado na segunda fase por seu pai, Almir Sater), da Rede Globo, cometeu uma gafe ao citar Alá (deus para os muçulmanos), quando, na verdade, seu personagem não é turco, mas, sim, libanês.
Embora, segundo a internet, haja uma parcela de 54% de islâmicos no Líbano atual, seguido de 40% de cristãos maronitas, os libaneses que migraram para o Brasil no início do século XX e, em sua maioria, aqui se estabeleceram como mascates (comerciantes) - caso do personagem! - eram católicos, não islâmicos. Os turcos, sim, professam a crença islâmica, religião predominante naquele país (Turquia) - 99,8%. Os libaneses são árabes; já os turcos, asiáticos de origem (confundidos, muitas vezes, com árabes). Muçulmano é quem pratica o Islamismo, a religião fundamentada nos princípios estabelecidos pelo profeta Maomé.
Entenda: árabe é uma etnia. Há, sim, árabes de várias nacionalidades (libaneses, sírios, marroquinos, egípcios, sudaneses, sauditas, entre outros). Há, no total, 22 países árabes no mundo! Árabe é quem nasce num desses 22 países ou tem a língua árabe como sua língua materna ou, ainda, de maneira geral, aquele que adota os costumes árabes.
Observo, contudo, que os palestinos são um povo etnicamente árabe, mas de maioria muçulmana. Por sua vez, os israelenses, em sua maioria, são judeus, ou seja, praticantes da religião judaica (israelitas). Note a diferença: israelense é o natural ou o habitante de Israel; israelita se refere à religião judaica ou ao povo de Israel no sentido bíblico.
Por sua vez, o turco é um povo de outra etnia, tem uma outra língua (o idioma turco, que não tem nada a ver com a língua árabe!) e, conforme já referi acima, professa a fé islâmica. Portanto, definitivamente, turco não é árabe, assim como o iraniano também não o é.
Nota da redação: Marcelo Henrique, poeta, escritor e jornalista.
Twittar | Compartilhar |