daftar situs togel online situs togel online situs togel online " rel="dofollow">togel macau oryornoi.com naturalmarkeet.com mgjakartaselatan.id togel slot jaigurudevashrammathura electrokwt agen togel online toto togel
Jornal A Tribuna - O seu portal de notícias
Por: Marcelo Henrique
08/08/2023
07:08

Hoje, 8 de agosto, faz três anos que o espanhol Dom Pedro Casaldáliga, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso do Sul, nascido em 1928, "se encantou", retornando, sob a proteção de Maria Santíssima, ao aconchegante colo do Pai Eterno quando já contava 92 anos de vida.

Eu, que já era fervoroso admirador da vida e da obra de seu amigo e confrade Dom Hélder Câmara, conheci a trajetória ao mesmo tempo luminosa e espartana de Dom Pedro Casaldáliga (que, aliás, não gostava de ser chamado de "Dom"), sua pobreza franciscana e sua riqueza espiritual, através do amigo Dom Luiz Gonzaga Fechio, Bispo de Amparo, que me explicou o significado do anel de tucum (uma palmeira da Amazônia), preto, usado por Dom Pedro: era o compromisso do Bispo Emérito de São Félix do Araguaia com a pobreza e com as dores e necessidades de seu povo humilde, generoso e sofredor, pois, diferentemente do Papa Inocêncio III (1198-1216), que determinou que os anéis episcopais fossem confeccionados todos em ouro com uma pedra preciosa incrustada, Dom Pedro Casaldáliga usava o anel de tucum - sinal de aliança com a causa indígena e com as causas populares; quem carrega esse anel assume essas causas e suas consequências.

Dom Pedro Casaldáliga, cujo báculo era um remo dos pescadores do Araguaia e cuja mitra era um chapéu de palha, estilo sertanejo (ou seja, símbolos do poder transformados em ícones de serviço!), dedicou toda a sua vida aos ribeirinhos, aos quilombolas, aos povos indígenas, aos camponeses sem-terra e a todos os humilhados e ofendidos pelos donos apoucados do poder. Tutelado por dois companheiros agostinianos ou sob a vigilância amorosa e filial de jovens Xavante, Dom Pedro Casaldáliga viveu plenamente o Evangelho, sempre distante das pompas e dos títulos, preferindo, em vez dos ricos tapetes, pisar com seus pés descalços (ou, quando muito, calçando rústicas sandálias) a terra vermelha.

A partida de Dom Pedro Casaldáliga, em 2020, deixou uma enorme lacuna na luta em prol de justiça social e de direitos humanos. Seu corpo físico foi enterrado sob um pequizeiro, à margem do Rio Araguaia no cemitério dos karajás e dos peões. Seu humaníssimo legado seguirá iluminando os caminhos rumo à emancipação dos oprimidos deste nosso Brasil, um visível sinal de opção pelos mais pobres, no sentido de sua libertação integral.

Que seu exemplo de vida se multiplique! Que seu pensamento e seu ideal de vida frutifiquem nesse solo regado muitas vezes com lágrimas e com sangue. Afinal, um profeta, ao morrer, se transforma em semente que, no tempo oportuno, há de brotar no ventre da terra, gerando frutos.

Hoje e sempre, DOM PEDRO CASALDÁLIGA PRESENTE! Agora, o "profeta do Araguaia", o místico de pés descalços, se transmudou em luz universal!

Marcelo Henrique, poeta, escritor e jornalista


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot oryornoi naturalmarkeet mgjakartaselatan jaigurudevashrammathura bo togel agen toto electrokwt
daftar situs togel online situs togel online situs togel online " rel="dofollow">togel macau oryornoi.com naturalmarkeet.com mgjakartaselatan.id togel slot jaigurudevashrammathura electrokwt agen togel online toto togel