Por: Jornal A Tribuna
16/12/2022
09:00

Eleição na Câmara Municipal de Amparo

Na noite de ontem, 15 de dezembro, aconteceu a eleição para a escolha da nova mesa diretiva da Câmara Municipal de Amparo (ano de 2023).  O vereador Edilson Camilo - Dil (PSD) foi eleito o novo presidente do Legislativo, com Alice Veríssimo (MDB) foi eleita 1ª Secretária, e Farlin Conrado de Jesus (MDB) foi eleito Vice-Presidente. A nova diretoria vai tomar posse no dia primeiro de janeiro de 2023. 

Vem aí o IPTU progressivo

Os vereadores da Câmara Municipal de Amparo aprovaram na segunda-feira, 12 de dezembro, em primeiro turno e em sessão extraordinária, Projeto de Lei Complementar que permite à Prefeitura de Amparo reajustar os valores do metro quadrado de terrenos e edificações previstos na planta genérica do município. Esses valores estabelecem o total a ser pago do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O Projeto de Lei Complementar foi apresentado pelo prefeito Carlos Alberto Martins (MDB). Uma das novidades da proposta é que o valor do IPTU de Amparo será corrigido de forma progressiva. Em 2023, os valores cobrados do IPTU sofrerão reajuste conforme a inflação deste ano mais 3%. Para 2024, os valores do IPTU serão corrigidos conforme a inflação mais 4%. Em 2025, os valores serão corrigidos conforme a inflação mais 5%. Em 2026, será de 6% + correção e assim sucessivamente. A lei prevê que a aplicação dessa regra acontecerá pelo tempo necessário até o atingimento da variação positiva do valor venal do imóvel.

Qual o argumento do prefeito?

Na justificativa encaminhada à Câmara Municipal de Amparo, o prefeito lembrou que a última correção dos valores previstos na planta genérica do município, que são utilizados como base para o cálculo do valor do IPTU, aconteceu em 27 de dezembro de 2001. Na mesma justificativa, o prefeito lembra que a nova proposta aprovada pela Câmara Municipal traz novas regras para cobrança do imposto, distinguindo a classificação dos imóveis quanto à sua utilização em precária, popular, baixo, médio, alto e luxo. O prefeito também lembra que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo vem apontando a não realização da cobrança do IPTU, de alíquotas progressivas em relação ao valor do imóvel.

Somente três votos contra

Os vereadores Silvinha Forato (PT), Osmar Dorigan, o Osmar da Farmácia (MDB), e Antonio Cesar Mineiro (MDB) votaram contra a proposta do prefeito. Antes da discussão e votação da proposta, a vereadora Silvinha Forato apresentou um requerimento para que a propositura fosse discutida e votada somente no dia 6 de fevereiro de 2023, após a volta do recesso parlamentar. A proposta foi rejeitada. A vereadora falou sobre o fato de o Projeto de Lei Complementar ter dado entrada na casa somente na sexta-feira, 9 de dezembro, sendo, portanto, votado às pressas na segunda-feira, dia 12. Para ela, não houve tempo para analisar a proposta.  A vereadora disse ainda que a nova proposta vai atingir todos os moradores de Amparo e merecia ser discutida junto à população antes de ser colocada para votação no Legislativo. “O projeto é composto por dois turnos de votação e foi votado em duas sessões extraordinárias na correria, justamente para que ninguém pudesse ler, nem mesmo os vereadores, e aperfeiçoar ou alterar o projeto”, escreveu a vereadora na rede social Facebook.

Somente um participante

A empresa Expresso Fênix Viação Ltda. foi a única participante da concorrência pública para a concessão do Serviço de Transporte Coletivo Público Urbano e Rural de passageiros no município de Amparo. No dia 1.º de dezembro, a empresa apresentou o envelope com os documentos exigidos no edital.  A documentação foi encaminhada para a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte para análise dos documentos referentes à qualificação técnica, e para o contador da Municipalidade para análise dos documentos referentes à qualificação econômico-financeira e da garantia de participação, os quais informaram que a licitante apresentou toda a documentação de acordo com o exigido no edital. As demais certidões e declarações solicitadas foram apresentadas de acordo com o solicitado em edital. Já a sessão para apresentação do segundo envelope, com a proposta da empresa para a concorrência pública, foi realizada na quarta-feira, 15 de dezembro.

Estrangeiros na posse

O embaixador Fernando Igreja, responsável pelos trâmites relativos à posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 1.º de janeiro, disse na quarta-feira, 14 de dezembro, que 17 chefes de estado confirmaram presença na cerimônia.  Até o momento, estão confirmados os chefes de estado de: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiana, Guiné Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue. Caso todas essas presenças se confirmem, seria a posse com a maior presença de chefes de estado desde a redemocratização. Igreja não descartou que haja um número ainda maior. “O Itamaraty continua recebendo confirmações”, disse ele.  Em relação à representação dos Estados Unidos, o embaixador disse ainda não haver indicação da embaixada norte-americana sobre quem deverá comparecer à posse. Há expectativa em torno da vinda da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris. Igreja informou ainda que, ao contrário de informações preliminares, não está descartado o uso do Rolls Royce tradicionalmente utilizado para o desfile em carro aberto no dia da posse do presidente da República.  “O carro deverá estar à disposição da Polícia Federal em breve para uma avaliação do estado do veículo e se será usado ou não. A Polícia Federal que vai dizer se poderá ser utilizado”, disse Igreja. 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura
situs togel slot agen toto 4d togel macau slot mahjong wayz srbnews.id bandar togel online slot demo habanero situs slot pg soft wahtogel wahtogel unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto unsurtoto situs togel online situs togel online togel macau togel slot