Você já ouviu falar de antioxidantes?

Antioxidantes são substâncias presentes nos alimentos, como as vitaminas e os minerais, que combatem a ação dos radicais livres, moléculas que são produzidas naturalmente pelo organismo. Em excesso, esses radicais desestabilizam as células do organismo e podem provocar envelhecimento e até as doenças como o câncer. Essa categoria de nutrientes possui efeitos diferentes pelo corpo, mas todos estão ligados ao bem-estar e à saúde. Por isso, o ideal é apostar não apenas em uma fonte de antioxidantes, e sim variar o cardápio. O que, aliás, é uma dica preciosa para qualquer alimentação saudável!
Vamos falar de alguns antioxidantes importantes e que são encontrados em alimentos de fácil acesso e baixo custo alimentar.

Betacaroteno
Onde encontrar: cenoura, abóbora, beterraba e damasco.
O que faz: Estudos mostram que ele pode proteger a pele contra os danos da exposição solar e ainda diminuir a oxidação do colesterol nos vasos sanguíneos. Essa oxidação abre espaço para a formação das placas de gordura que, mais tarde, estão associadas a doenças cardiovasculares.

Vitamina C
Onde encontrar: acerola, caju, brócolis, caju, couve, laranja, limão, manga, melão, morango e outros.
O que faz: um dos antioxidantes conhecidos há mais tempo e mais poderosos. É fundamental para a manutenção das nossas defesas e também atua na síntese do colágeno, nutriente que mantém a pele firme e que é necessário para as articulações.

Vitamina E
Onde encontrar: arroz integral, amêndoa, amendoim, castanha do Brasil, milho, semente de girassol.
O que faz: ela equilibra a presença dos radicais livres no organismo e tem propriedades anti-inflamatórias. Essa combinação faz com que o nutriente tenha ação comprovada pela ciência na prevenção de doenças cardiovasculares.

Ácido elágico
Onde encontrar: frutas vermelhas, nozes e romã.
O que faz: menos conhecido, esse nutriente também combate inflamações pelo corpo. Faz parte da categoria dos polifenois, compostos presentes nos vegetais que estão ganhando fama pelas suas vantagens para a saúde.

Licopeno
Onde encontrar: tomate, melancia, goiaba.
O que faz: antioxidante que ganhou fama por prevenir alguns tipos de câncer. Uma das melhores fontes de licopeno é o extrato de tomate, pois ali ele está mais concentrado. Para aproveitar ainda mais suas vantagens, consuma com um pouco de azeite.

Zinco
Onde encontrar: feijão, nozes e cereais integrais.
O que faz: grande aliado da imunidade, o mineral está presente em suplementos multivitamínicos, mas dá para obtê-lo ao comer o bom e velho feijão, que também carrega a dupla de antioxidantes cisteína e glutationa. O zinco também protege o cérebro de doenças neurodegenerativas.

Esses são apenas alguns antioxidantes, que podem melhorar a saúde. Lembrando que um prato de comida bem colorido, tem mais qualidade de nutrientes, então abuse das cores. Procure um nutricionista para auxiliar com sua alimentação.

Uma linda semana!
Abraço de luz.
Até a próxima.

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