#voltaaobrasildehondabiz

Nas últimas semanas, o aventureiro Márcio do Bar traçou o seguinte roteiro de viagem: Belém/PA, Ilha de Marajó e para finalizar foi conhecer o Parque Nacional da Chapada das Mesas.

Belém/PA

Na capital paraense, Márcio se encantou com a beleza urbana do lugar. Ele conheceu o famoso Mercado “Ver-o-Peso”. O local é um dos pontos turísticos mais visitados de Belém, com muitas barracas onde é possível comprar quase de tudo, principalmente castanhas, farinhas, águas de cheiro, e tudo mais que envolve a cultura local. Durante sua passagem pela cidade, ele visitou o Museu do Forte do Presépio, primeira construção da cidade de Belém e ponto turístico que apresenta todo o aspecto da existência, da história e cultura marajoara que consta de artefatos, como vasos cerâmicos pré-cabralinos e iconografias de grupos indígenas contemporâneos. Já no centro da cidade, ele se encantou com a arquitetura, prédios antigos e maravavilhosos. As ruas são estreitas, de paralelepípedos, onde antigamente passavam os bondes e hoje pode se ver muitas barracas, onde os vendedores ambulantes comercializam todo tipo de produtos.

Ilha de Marajó

Os búfalos são um dos grandes símbolos da Ilha de Marajó. Esses animais, que chegam a pesar meia tonelada, estão em toda a parte, e servem até mesmo como meio de transporte para os nativos de Soure. Os búfalos são superimportantes na economia da Ilha. Os produtos feitos com leite, queijo de búfala, carne e couro desses animais junto com a pesca, extração de açaí, borracha e madeira são as principais atividades econômicas do lugar.

Márcio conheceu a Fazenda São Jerônimo, onde foi gravado o Programa No Limite 3, da Rede Globo de Televisão.

Parque Nacional Chapada das Mesas

Deixando a Ilha de Marajó, Márcio seguiu para a cidade de Carolina/MA onde foi conhecer o Parque Nacional Chapada das Mesas – a única Chapada do Brasil que ele não conhecia, alcançando, assim, mais uma conquista pessoal. Este Parque abrange 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito, no centro-sul do Maranhão. O cartão de visita do lugar é o Portal da Chapada, a grande atração fica por conta do pôr do sol . Uma trilha leva ao alto do morro, onde há uma abertura na rocha, de frente para o Morro do Chapéu. O cenário é perfeito para apreciar o visual e fazer belas fotos. Há também belas cachoeiras, quedas d´água, cânions e cerrado que podem ser explorados através de caminhadas. Segundo Márcio: “Um lugar fantástico que precisa ser visitado”.

Atualizando o GPS

Já na estrada novamente, Márcio está seguiu para Balsas, Teresina/PI e São Luis do Maranhão, onde vai conhecer os Lençóis Maranhenses.

Comentários

comentários