Por: A Tribuna
31/03/2020
19:03

Na próxima sexta-feira, dia 3 de abril, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente  do Instituto Penido Burnier de Campinas,  entrega à médica, Sonia Camargo Tambellini que 50 óculos de proteção ou  EPIs (Equipamentos de Proteção individual) para serem utilizados pelos profissionais do hospital.

Sonia que é  presidente da Associação Mulher Unimed onde trabalha com cegos e baixa visão conta que sentiu a importância de proteger os olhos  a equipe do hospital e entrou em contato com Queiroz Neto depois de tomar conhecimento que o oftalmologista está desenvolvendo uma campanha de solidariedade que visa proteger a saúde dos médicos, paramédico e enfermeiros durante a pandemia de coronavírus. 

De acordo com Queiroz Neto os EPIs fazem parte do kit básico de proteção dos profissionais da saúde neste período. A doação foi conquistada através da ABIÓTICA (Associação Brasileira de indústrias Ópticas) e da empresa Allprot.   Os funcionários da Santa Casa não contavam com um único óculo de proteção para ser usado durante o atendimento de pacientes. Queiroz Neto afirma que trabalhar sem proteção ocular é um risco porque os olhos são a porta de entrada do coronavírus. Isso porque têm comunicação com o nariz e todo o sistema respiratório através do canal lacrimal.  Além disso, diversos estudos mostram que a contaminação é proporcionalmente maior entre os profissionais da saúde, porque formam um grupo de maior exposição ao vírus.

O último censo da vigilância sanitária mostra que Amparo tem 12 casos suspeito de coronavírus e 2 já foram descartados. Na cidade o único hospital com UTI é a Santa Casa. Sonia conta que são 9 leitos na UTI mais 6 de retaguarda que contam com médico, fisioterapeuta, enfermagem e equipamentos.

Leôncio Queiroz Neto destaca que apesar da febre, tosse e falta de ar serem os sintomas de COVID mais divulgados, um grande número de pessoas contaminadas só apresentam olho vermelho. Isso explica porque 80% das pessoas com COVID-19 são considerados assintomáticas. É por isso que lavar as mãos com frequência e evitar tocar os olhos é a primeira medida de prevenção.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78