Por: A Tribuna
27/10/2021
14:10

Na última semana, a cidade de Amparo recebeu o prêmio de cidade excelente, na categoria Saúde e Bem-Estar, concedido pelo Prêmio Band Cidades Excelentes, que premia as boas práticas da gestão pública entre todos os municípios do Brasil.

A cidade de Amparo ficou em primeiro lugar entre os municípios de 30 mil a 100 mil habitantes, na categoria Saúde e Bem-Estar, que avalia os seguintes critérios: Cobertura estratégica Saúde da Família; Expectativa de vida ao nascer; Número de leitos hospitalares por mil habitantes; Número de profissionais da saúde por mil habitantes; Proporção de internações sensíveis à Atenção Básica, Taxa de mortalidade infantil por mil habitantes; Casos de Covid-19 por 100 mil habitantes; e Mortes por Covid-19 por 100 mil habitantes. As três cidades finalistas da categoria Saúde e Bem-Estar eram Amparo, Ubatuba e Registro.

O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Amparo, Alcides Neto, esteve na premiação representando o prefeito Carlos Alberto Martins (MDB), e falou sobre a importância em receber um prêmio como esse. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho sério, de um trabalho que está apenas começando. Parabéns a todos os profissionais da saúde pública da nossa cidade, esse prêmio é de todos vocês”, disse Alcides Neto, logo após receber a premiação.

O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Amparo, Alcides Neto, representou o prefeito no evento que premiou
Amparo como a melhor cidade do Estado na categoria Saúde e Bem-Estar/Foto: Divulgação

Prêmio Band Cidades Excelentes

O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, direcionado a todos os 5.568 municípios brasileiros, com o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública.

Segundo Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, “Um excelente prefeito pode mudar, como já vi diversas vezes, a história de uma cidade. O sonho de fazer uma premiação anual aos melhores prefeitos é agora possível com o Instituto Aquila, que tem um grande banco de dados com informações de todas as cidades brasileiras. Esse rico e estratégico material pode e deve ser usado pelas gestões municipais e estaduais, e também pelo governo Federal junto ao Congresso Nacional, para que os atuais e futuros orçamentos possam diminuir as diferenças”.

Outras categorias

A definição das melhores cidades é feita através de uma plataforma baseada em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, analisa resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final, nas categorias Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Além dessas categorias, a premiação ainda separa as cidades por número de habitantes, até 30 mil, de 30 a 100 mil, e acima de 100 mil habitantes.

Outras premiados

Entre as cidades de 30 a 100 mil habitantes, que Amparo faz parte, a cidade de Fernadópolis venceu o prêmio Cidades Excelentes; Ilha Bela ficou com o primeiro lugar na categoria Eficiência Fiscal e Transparência; Jales na Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e a cidade de Cerquilho venceu nas categorias Educação e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Etapa nacional

Após definir todas as finalistas de cada Estado, em evento será organizado em Brasília, com representantes de todos os estados do país para premiação das três melhores cidades do Brasil em cada pilar, considerando sua categoria populacional filtradas na etapa estadual. Os 18 vencedores das categorias ganharão troféus e os demais receberão medalhas alusivas ao destaque em âmbito nacional.

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78