Por: A Tribuna
25/10/2019
19:10

Foi lançado na manhã desta quinta-feira, 24, no Palace Hotel, em Serra Negra, o programa Liderança para o Desenvolvimento Regional - LIDER no estado de São Paulo. Esta é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional e do Sebrae-SP com foco na mobilização de governanças regionais, com objetivo de promover a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, fomentando assim o empreendedorismo, estratégias e políticas públicas da região.

Estiveram presentes diversas lideranças empresarias e governamentais como Guiherme Afif Domingos, assessor especial do ministro da Economia Paulo Guedes, o Prefeito da Estância de Serra Negra Sidney Ferraresso (DEM), o Secretário Municipal de Turismo César Borboni (Nei), o Secretário Geral da Câmara Municipal Demétrius Ítalo Franchi, entre outras lideranças do Poder Executivo e Legislativo de cidades da região do Circuito das Águas.

O Prefeito comemorou o início do projeto e ressaltou a necessidade de uma união de esforços para o crescimento da região. “O objetivo é fomentar o turismo na região. Estou há 53 anos na vida pública e sempre pensei coletivamente. Não somos adversários, somos vizinhos. Cada município possui suas características e tem que apresentar o que há de melhor para atrair mais pessoas. O projeto fortalece a região e nunca se falou tanto no Circuito das Águas. O Sebrae, comércio e rede hoteleira estão de parabéns. Todos assimilaram muito bem essa necessidade de união de esforços. Esperamos que todos possam aproveitar os cursos da melhor forma para ter boas ideias e, com o apoio do Sebrae, desenvolver nossa região. No que depender de mim vai crescer cada vez mais esse programa, que tem o nome de LIDER não à toa, pois aqui só temos grandes líderes da região inteira”.

O Sebrae com seus parceiros colabora para o desenvolvimento das regiões, integrando o setor privado, setor público e o terceiro setor (voluntários). “O programa trabalha três dimensões da competitividade: a sistêmica para gestores públicos e prefeitos, a empresarial para empresários locais e suas entidades representativas e a estruturante de sociedade organizada”, explica o gerente regional Nilcio Freitas.

A turma reunirá mais de 40 lideranças do poder público, do setor empresarial e da sociedade civil locais a fim de construir um projeto de desenvolvimento amplo e cooperativo para estimular o turismo e as demais potencialidades da região do Circuito das Águas Paulista.

Guilherme Afif Domingos destacou o interesse do Prefeito Sidney Ferraresso para que o programa tornasse realidade na região. “Estive com você logo no começo de sua gestão e nós falamos a respeito do projeto líder, no qual você logo se mostrou muito interessado. O problema era saber se a classe empresarial estava sensível porque normalmente existe um divórcio entre o Poder Público e o setor privado. São esforços e recursos dispersos. Mas não existe governo ruim para povo organizado. O esforço individual é muito mais complexo se não estiver inserido num esforço coletivo. Aí surgiu a ideia de expandir para a região porque já temos uma marca forte que é a do Circuito das Águas”, destacou.

Afif, que já foi presidente do Sebrae, enalteceu as características positivas da região, como a água, a agricultura, o café, o comércio e as belezas naturais e também ressaltou a importância do esforço coletivo dos setores público e privado. “Lançada esta pedra fundamental esperamos o desenvolvimento de lideranças locais. O Sebrae ajuda nesse trabalho, dá o respaldo, e cada um tem que contribuir com sua visão. O negócio é individual, mas a ação coletiva”, acrescentou.

Por fim, Afif fez um alerta para que seja evitada a polarização política em detrimento do desenvolvimento regional. “Confio no potencial da região e da administração pública, sem polarização. É uma união de esforços, não pode ter partido nisso, partido é parte e cada um vai defender suas ideias, mas aqui é para trabalhar pelo conjunto. Lança e corre para o abraço porque vamos fazer esse gol”, finalizou.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78